Você sabe o que é disease mongering?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minuto.

Descobertas médicas andam lado a lado com novas inovações da indústria farmacêutica. Como patrocinadoras de pesquisas, elas conseguem grande influência no meio e, não à toa, estão entre as empresas mais influentes do mundo.

Entretanto, maior do que o gasto com pesquisas, é o gasto com publicidade. Propagandas das indústrias farmacêuticas consomem o dobro do investimento feito em pesquisas. Presentes dos congressos médicos à porta de nossos consultórios, é inevitável o modo como suas estratégias de marketing podem influenciar no nosso trabalho.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

No começo da década passada começou a ser questionado se a pressão da indústria farmacêutica poderia estar influenciando nosso trabalho, tornando indivíduos saudáveis em doentes a serem medicalizados. É a criação de doenças, o disease mongering.

Após publicidade para público médico e leigo, disfunções acabam sendo sobrediagnosticadas, o que leva à medicalização de um público muito maior do que o de verdadeiros portadores dessas disfunções. São exemplos, hipofunção sexual masculina (caracterizada ereções menos duradouras), déficit de atenção e redução da libido após a menopausa.

O papel do médico é guiar os pacientes para diagnosticar quando realmente há uma disfunção passível de ser medicada e quando o que estamos diante é uma variação da normalidade. Devemos estar atentos para promover um cuidado integral, o que inclui, certamente, protege-los de serem taxados com doenças que não possuem.

Veja também: ‘Publicidade médica: o que devemos ter em mente’

Autora:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.