Você sabe quais doenças sistêmicas estão associadas a quadros mais graves de olho seco? 

Algumas condições sistêmicas são reportadas como fatores de risco para o olho seco grave, mas essa associação não é bem estabelecida. 

O olho seco é uma doença multifatorial e inflamatória do filme lacrimal e da superfície ocular, muito comum, que ocorre associado a deficiência da produção de lágrima ou a evaporação excessiva ou ambos. Algumas condições sistêmicas são reportadas como fatores de risco para a síndrome do olho seco, mas a associação delas com o olho seco grave não é bem estabelecida. 

Leia também: O olho na Covid-19: partículas de SARS-CoV-2 na retina de pacientes infectados

Você sabe quais doenças sistêmicas estão associadas a quadros mais graves de olho seco? 

Estudo recente

Um artigo publicado esse mês na Ophthalmology avaliou quando condições sistêmicas conhecidas como fatores de risco para olho seco são associadas com a gravidade dos sinais e sintomas de olho secoFoi feita análise dos dados do Dry Eye Assessment and Management Study, estudo multicêntrico randomizado em larga escala de pacientes com síndrome do olho seco moderado a grave. Foram avaliados 535 pacientes adultos de 27 centros nos EUA. Os pacientes reportaram a história médica pregressa e foram submetidos a exame da superfície ocular e avaliação dos sintomas usando protocolos no primeiro exame, 6 meses e 12 meses. Foram analisadas as associações de condições sistêmicas ou história de tabagismo reportadas como fatores de risco potenciais para olho seco com a gravidade do olho seco. Os sintomas foram acessados pelo OSDI (Ocular Surface Disease Index). 6 sinais foram avaliados: tempo de ruptura do filme lacrimal, teste de schirmer com anestésico, fluoresceína, lisamina verde, osmolaridade da lágrima e disfunção da glândula de meibomius. O escore de gravidade era de 0 a 1 (1= mais grave). 

Saiba mais: Caso clínico: usuária de lente de contato com olho vermelho e secreção

A média de idade foi de 58 anos, 81% eram mulheres. Os sinais de síndrome do olho seco mais graves foram associados significativamente com Síndrome de Sjogren (escore de 0,52 com a doença e 0,43 sem a doença), rosácea facial (0,47 vs. 0,43; P = 0,002), artrite reumatoide (0,47 vs. 0,42; P = 0,002), doença arterial periférica (0,50 vs. 0,43; P < 0,001), e história de tabagismo diário  (0,45 vs. 0,43; P = 0,047). 

Conclusão

A disfunção tireodiana, osteoartrite, diabetes, síndrome do intestino irritável, hipercolesterolemia, hipertensão e hipertrigliceridemia não foram associados significativamente a sinais de síndrome do olho seco. Entender as condições sistêmicas e causas sobrejacentes que predispõem alguns pacientes a síndrome do olho seco grave podem melhorar o manejo da doença. 

Referências bibliográficas:

  • Yu K, Bunya V, Maguire M, Asbell P, Ying G-S. Systemic Conditions Associated with Severity of Dry Eye Signs and Symptoms in the Dry Eye Assessment and Management Study. Ophthalmology2021 Oct;128(10):1384-1392. doi: 10.1016/j.ophtha.2021.03.030. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags