Você sabe quais são as nações mais saudáveis do mundo?

A Espanha ultrapassou a Itália e se tornou o país mais saudável do mundo. Veja a lista das nações mais saudáveis do mundo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A Espanha ultrapassou a Itália e se tornou o país mais saudável do mundo. Como já era de esperar, o Brasil não está nem entre os dez países mais saudáveis das Américas. A lista das nações mais saudáveis do mundo foi elaborada pela Bloomberg Healthiest Country Index, que classifica 169 economias de acordo com fatores que contribuem para a saúde geral.

A empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro e agência de notícias utilizou dados das Nações Unidas, Banco Mundial e OMS (Organização Mundial da Saúde) para compilar os países (com população de pelo menos 1 milhão de pessoas) mais saudáveis do mundo.

Para elaborar a lista, a equipe da Bloomberg calculou a mortalidade (natural e por doença) em diversos países, somou a esperança média de vida da população e, em seguida, descontou os riscos para a saúde, que foram evidenciados pelas pessoas e pelo ambiente de cada nação.

A listagem classificou as nações com base em variáveis, incluindo também a expectativa de vida, ao mesmo tempo em que impõe penalidades a riscos, como o uso de tabaco e a obesidade.

A Espanha possui a mais alta expectativa de vida ao nascer entre os países da União Europeia, ficando atrás apenas do Japão e da Suíça em todo o mundo, segundo dados das Nações Unidas. É previsto que a Espanha até 2040 tenha a maior expectativa de vida, em quase 86 anos, seguida pelo Japão, Cingapura e Suíça, de acordo com o Instituto de Avaliação e Métricas de Saúde da Universidade de Washington.

Estamos preparados para a revolução digital na saúde?

nações mais saudáveis

Hábitos alimentares

Pesquisadores dizem que os hábitos alimentares podem fornecer pistas sobre os níveis de saúde de Espanha e Itália, pois a adoção da dieta mediterrânea, suplementada com azeite de oliva ou nozes, teve uma taxa menor de eventos cardiovasculares, maiores do que aqueles atribuídos a uma dieta com redução de gordura.

Enquanto isso, na América do Norte, o 16º lugar no ranking do Canadá superou em muito os Estados Unidos e o México, ambos caindo levemente para 35º e 53º. A expectativa de vida do povo americano tem diminuído devido a mortes por overdoses de drogas e suicídios.

Cuba colocou cinco pontos acima dos EUA, tornando-se a única nação não classificada como “alta renda” pelo Banco Mundial a ser classificada como alta. Uma razão para o sucesso da nação insular pode ser sua ênfase no cuidado preventivo sobre o foco americano no diagnóstico e tratamento de doenças.

A Coréia do Sul melhorou sete posições para 17, enquanto a China, que abriga 1,4 bilhão de pessoas, subiu três posições, para 52. A expectativa de vida na China está a caminho de superar os EUA até 2040, de acordo com o Institute for Health Metrics and Evaluation.

Metodologia

Bloomberg avaliou as variáveis ​​de saúde e os riscos, desde os de natureza comportamental até as características ambientais. O índice final incluiu apenas países com pelo menos 0,3 milhão de habitantes e dados suficientes. Exatamente 169 países da OMS preencheram os critérios a serem incluídos.

OMS: os 10 desafios para a saúde mundial em 2019

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags