Você sabe quais são os sintomas da endocardite?

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos a classificação e apresentação clínica da endocardite.

Nessa semana, falamos sobre um novo método de imagem para o diagnóstico de endocardite. Por isso, na nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, trazemos a classificação e apresentação clínica da doença.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook Clinical Decision! Baixe grátis.

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Fatores de risco: Prótese valvar (principal fator de risco individual); Uso de drogas endovenosas (pp. por S. aureus); Doença cardíaca estrutural (lesão reumática; prolapso de valva mitral; cardiopatias congênitas; hipertrofia de septo interventricular; coarctação de aorta); Imunosupressão; Endocardite prévia; Má higiene dentária.

Apresentação Clínica

Quadro Clínico: Quadro mais exuberante na endocardite aguda, quadro mais arrastado na endocardite subaguda:
Síndrome febril: Febre com calafrios e sudorese associadas;
Sopro cardíaco: Novos sopros ou mudança de sopros prévios, principalmente no quadro agudo;
Esplenomegalia: Principalmente na forma subaguda;
Fenômenos embólicos: Petéquias; nódulos de Osler; lesões de Janeway; hemorragia intracraniana; embolia séptica; manchas de Splinter (hemorragias subungueais);
Fenômenos imunológicos: Poliartralgia; manchas de Roth; glomerulonefrite; baqueteamento digital; nódulos de Osler.

Associações Comuns:
Endocardite em usuário de drogas IV (pp. em valva tricúspide): Staphylococcus aureus; Pseudomonas aeruginosa; Candida;
Endocardite por Enterococos: Relação com manipulação do trato geniturinário;
Endocardite por Streptococcus bovis: Relação com malignidade do trato gastrointestinal e pólipos colônicos (indicada colonoscopia);
Endocardite com hemoculturas negativas: Grupo HACEK (Haemophylus, Actinobacillus, Cardiobacterium hominis, Eikenella corrodens, Kingella kingae). Podem demorar de 14-21 dias para crescer em meio de cultura.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades