Você sabe qual é o impacto da atividade física no risco para esclerose múltipla?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Para avaliar o impacto da atividade física sob o risco para esclerose múltipla, pesquisadores examinaram dados de mais de 20 anos, com questionários sobre estilo de vida, condição médica e tempo de exercício diário. Os resultados, no entanto, não mostraram um benefício significativo.

500x120-amarelo

No estudo, os participantes preencheram questionários sobre estilo de vida, incluindo condições médicas e tempo gasto com atividades físicas. Durante o follow-up, um novo diagnóstico de esclerose múltipla foi identificado em 341 mulheres.

Comparando os grupos, os que praticavam mais atividade física tinham uma taxa de esclerose múltipla 27% menor durante o follow-up. Os pesquisadores também encontraram resultados que sugerem que o rastreio precoce da doença pode afetar o nível da atividade física.

Veja também: ‘Exercício físico pode diminuir em 10 anos a perda cognitiva’

No entanto, o número de participantes com um novo diagnóstico de esclerose múltipla para análise foi relativamente pequeno, tornando o estudo de fraca potência. De qualquer forma, sabe-se que atividade física tem diversos benefícios para saúde, como redução no risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Pelos potenciais benefícios para a saúde, para pacientes com esclerose múltipla, pode-se recomendar um nível de atividade física moderado.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

250-BANNER5

Referências:

  • https://www.jwatch.org/na42410/2016/09/28/does-exercise-reduce-risk-multiple-sclerosis
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.