Você sabe reconhecer a insuficiência cardíaca de alto débito?

O que talvez você tenha esquecido é de uma outra classificação de IC, vista lá na sua graduação: IC de baixo débito vs IC de alto débito.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A insuficiência cardíaca pode ser definida como a incapacidade do débito cardíaco em suprir a demanda tecidual de glicose e oxigênio. Tradicionalmente é classificada pela fração de ejeção em IC com fração de ejeção reduzida (ICFER) e IC com fração de ejeção normal ou preservada (ICFEN ou ICFEP). Isso é fundamental para identificarmos a etiologia e definirmos o tratamento. Mas o que talvez você tenha esquecido é de uma outra classificação de IC, vista lá na sua graduação: IC de baixo débito vs IC de alto débito.

A IC de alto débito foi muitas vezes deixada de lado pelos cardiologistas, pois comumente não se trata de doença primária do coração, mas sim o comprometimento secundário a uma doença sistêmica. Só que uma reportagem recente da Mayo Clinic trouxe novos conhecimentos ao tema, que você deve ficar por dentro para se manter atualizado e não deixar passar um caso despercebido!

Conceito 1: etiologia

Nos textos antigos, a IC de alto débito era atribuída ao beribéri, anemia e tireotoxicose. No trabalho da Mayo Clinic, além de anemia (não avaliada), as etiologias mais comuns foram obesidade, cirrose e shunt, incluindo a confecção de fístulas para hemodiálise. Também surpreendeu os pesquisadores a presença de doenças pulmonares e síndromes mieloproliferativas.

No primeiro grupo, os autores atribuem a IC à combinação de hipóxia e hipercapnia. No segundo grupo, a hepatoesplenomegalia funcionaria como mecanismo de redução da pós-carga/vasodilatação sistêmica. E a tireotoxicose? Só houve um paciente na série, mas os próprios autores sabem da limitação do estudo, pois muitos pacientes com doença tireoidiana e síndrome de IC provavelmente foram tratados clinicamente sem necessidade de um procedimento invasivo diagnóstico.

Quadro 1: etiologias mais frequentes de IC de alto débito na Mayo Clinic

Obesidade (31%)
Cirrose (23%)
Shunt arteriovenoso (22%)
Pulmonar (16%)
Doença mieloproliferativa (8%)

Conceito 2: fisiopatologia

A redução da pós-carga através da vasodilatação sistêmica é o principal mecanismo da IC de alto débito, pois a baixa perfusão no rim promove retenção de sódio e água e o coração tenta compensar aumentando a força de contração e a frequência cardíaca. No trabalho, houve correlação inversa entre débito cardíaco (DC) e resistência vascular sistêmica (RVS). O aumento do consumo tecidual de oxigênio também contribui, mas com menor importância em comparação com a RVS.

Veja também: ‘Insuficiência cardíaca: novas diretrizes da AHA’

Conceito 3: diagnóstico

A pesquisa da Mayo Clinic utilizou o padrão-ouro para diagnóstico de IC: cateterismo venoso do coração direito! Infelizmente, isso não é prático no nosso dia a dia. O “CAT à direita”, como costumamos chamar na cardiologia, costuma ser reservado para o paciente no qual precisamos confirmar um diagnóstico de hipertensão pulmonar, por ser mais preciso que o ecocardiograma. E qual o cenário então que devemos pensar na IC de alto débito?

No paciente com clínica de insuficiência cardíaca e ecocardiograma com fração de ejeção normal. A maioria dos pacientes no estudo apresentaram fração de ejeção normal, aumento dos diâmetros cavitários no fim da diástole (mostrando maior pré-carga/enchimento) e relação E/E’ aumentada. Por isso, toda vez que você diagnosticar um paciente com ICFEN/ICFEP, pense: será que na verdade ele tem IC de alto débito? Em obesos esta resposta será particularmente difícil… Na prática, não há um tratamento de sobrevida para a IC de alto débito e as medicações são sintomáticas, como o uso de diuréticos nos pacientes com congestão. Por isso, a diferenciação ICFEN vs IC alto débito não é tão importante na hora de prescrever.

Mas se você tem uma alma acadêmica e deseja ir a fundo, a dica é tentar a medida do índice cardíaco (DC indexado pela superfície corporal) no eco. O ponto de corte de 3,5 L/min/m² tem 62% de sensibilidade e 96% de especificidade para o diagnóstico de IC de alto débito quando comparado com cateterismo venoso: < 3,5 = ICFEN e > 3,5 = IC alto débito A dificuldade é conseguir a medida do DC no eco.

O princípio mais utilizado é calcula o DC a partir da frequência cardíaca e do volume sistólico (VS) (DC = FC x VS). O VS é calculado através da medida do fluxo pelo Doppler da via de saída do VE (próximo valva aórtica) e pelo diâmetro deste trajeto. E aqui é justamente o “ponto fraco” do exame, pois é necessária alta precisão no cálculo, pois qualquer milímetro a mais ou a menos faz uma grande diferença no valor absoluto final do DC. Talvez por isso que uma revisão sistemática recente questiona o uso do Eco como medida do valor absoluto do DC. Seu melhor uso seria na avaliação seriada, mostrando se o DC está melhorando ou piorando com o tempo.

Quer receber diariamente notícias médicas no seu WhatsApp? Cadastre-se aqui!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades