Acne vulgaris: novas diretrizes indicam o melhor tratamento

A acne é uma doença que acomete 80% dos jovens brasileiros e provoca importantes efeitos psicológicos e na autoestima das pessoas.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A acne vulgaris é uma doença que acomete 80% dos jovens brasileiros e provoca importantes efeitos psicológicos e na autoestima das pessoas. Sua principal complicação é a formação de cicatrizes permanentes. A American Academy of Dermatology atualizou as suas diretrizes com novas recomendações para o manejo dessa condição dermatológica. Veja a seguir os principais pontos.

Tratamento da acne vulgaris

  • Os retinoides de uso tópico são recomendados como monoterapia para acne comedoniana ou em combinação com antimicrobianos tópicos ou orais em pacientes com acne mista ou primariamente inflamatória.
  • Peróxido de benzoíla é um tratamento tópico eficaz para acne.
  • A antibioticoterapia tópica (clindamicina ou eritromicina) é recomendada apenas em combinação com peróxido de benzoíla.
  • A antibioticoterapia sistêmica é recomendada para o manejo de acne inflamatória moderada e severa e resistente a tratamentos tópicos.
  • O uso sistêmico de antibióticos deve ser limitado à duração mais curta possível, geralmente três meses. A terapia tópica concomitante e em andamento com peróxido de benzoíla ou um retinoide tópico é recomendada para manutenção.
  • Os contraceptivos orais combinados são eficazes no tratamento da acne inflamatória em meninas e mulheres.
  • A isotretinoína oral (roacutan) é recomendada para tratamento de acne nodular grave, recalcitrante moderada ou que produz cicatrizes ou sofrimento psicossocial.
  • O manejo bem sucedido da acne depende da avaliação precisa da morfologia da acne e sua gravidade e do desenvolvimento de um regime de tratamento adequado. Os benefícios do tratamento incluem redução do desconforto, morbidade psicológica e cicatrizes.
  • O dermatologista é o profissional mais adequado para a avaliação e o tratamento desta doença.

Novos tratamentos para acne vulgaris

No final de 2018, a Food and Drug Administration (FDA), agência americana de controle de medicamentos, aprovou uma loção à base de tretinoína 0,05% para uso diário (Altreno, Ortho Dermatologics) que promete a eficácia de um retinoide com um perfil mais bem tolerado. O medicamento tornou-se o primeiro produto de tretinoína disponível nos Estados Unidos na forma de loção. As reações adversas foram relatadas em menos de 4% dos pacientes, sendo as mais comuns ressecamento, dor, eritema, irritação e esfoliação.

Veja também: ‘7 Mitos sobre a Acne passados a limpo’

Referências:

  • Management of Acne Vulgaris. Roman C Cifu A Stein S K B V G et. al. JAMA, 2016 vol: 316 (13) pp: 1402. DOI: 10.1001/jama.2016.11842

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades