Volume de líquido intravenoso na primeira hora de choque séptico e mortalidade em crianças

Um estudo teve o objetivo de determinar se o volume administrado de IV está associado à mortalidade por sepse em crianças com choque séptico. 

Um estudo publicado no Annals of Emergency Medicine International Journal, em maio deste ano, teve o objetivo de determinar se o volume administrado maior ou igual a 30 mL/kg de fluido intravenoso (IV) na primeira hora após a chegada ao pronto-socorro (PS) está associado à mortalidade atribuível à sepse em crianças com choque séptico hipotensivo. 

choque séptico

Metodologia

Para tal artigo, foi realizado um estudo coorte retrospectivo em 57 PS. Pacientes com menos de 18 anos de idade com choque séptico hipotensivo que receberam seu primeiro bolus IV de fluido dentro de uma hora da chegada ao PS foram pareados pelo escore de propensão para probabilidade de receber um volume igual ou superior a 30 mL/kg na primeira hora. A mortalidade atribuível à sepse foi comparada. Foram avaliados, secundariamente, a associação entre o volume de líquidos na primeira hora e a mortalidade atribuível à sepse em todas as crianças com suspeita de sepse na primeira hora após a chegada ao PS, independentemente da pressão arterial. 

Dos 1.982 indivíduos que tiveram choque séptico hipotensivo e receberam um primeiro bolus de fluido dentro de uma hora após a chegada ao PS, 1.204foram pareados por propensão. Nos 602 pacientes pareados que receberam volume maior ou igual a 30 mL/kg de fluido, 26 (4,3%) tiveram mortalidade atribuível à sepse em 30 dias, em comparação com 25 (4,2%) dos 602 que receberam menos de 30 mL/kg (odds ratio [OR] 1,04, intervalo de confiança de 95% [IC95%] 0,59 a 1,83). Entre os pacientes com suspeita de sepse, independente da pressão arterial, a mortalidade atribuível à sepse em 30 dias foi de 3% naqueles que receberam volume igual ou superior  a 30 mL/kg versus 2% naqueles que receberam menos de 30 mL/kg (OR 1,52, IC 95% 0,95 a 2,44.).

Fórum de Sepse 2022: barreiras para implementação do protocolo de sepse

Considerações

Neste estudo, a administração de volume igual ou maior a 30 mL/kg dentro da primeira hora de atendimento no PS em crianças com choque séptico hipotensivo não foi associada à mortalidade em comparação a pacientes que receberam um volume  inferior a 30 mL/kg.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Eisenberg MA, Riggs R, Paul R, et al. Association between the first-hour intravenous fluid volume and mortality in pediatric septic shock.  [published online ahead of print, 2022 May 22] Annals of Emergency Medicine International Journal. doi: https://doi.org/10.1016/j.annemergemed.2022.04.008