WCPGHAN 2021: síndrome dos vômitos cíclicos refratária tratada com ácido valproico

A síndrome dos vômitos cíclicos é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal. Um caso de SVC refratária foi apresentado no WCPGHAN 2021.

A síndrome dos vômitos cíclicos (SVC) é um distúrbio funcional do trato gastrointestinal (TGI), caracterizada por episódios recorrentes de náuseas e vômitos com duração de horas ou até mesmo dias, seguidos de intervalos livres de sintomas. É uma doença de grande impacto na qualidade de vida do paciente pediátrico e dos seus familiares.

médico auscultando paciente com síndrome dos vômitos cíclicos

Síndrome dos vômitos cíclicos

Relembrando os critérios diagnósticos:

  1. Pelo menos cinco crises em qualquer intervalo, ou um mínimo de três crises durante um período de seis meses;
  2. Crises intensas de náuseas e vômitos com duração de 1h até dez dias e ocorrendo com, pelo menos, uma semana de intervalo;
  3. Padrão estereotipado de sintomas no pacientes: os vômitos durante as crises ocorrem, pelo menos, quatro vezes por hora por, no mínimo, um dia. Retorno à saúde basal entre os episódios;
  4. Sinais e sintomas não atribuídos a outro transtorno.

Em um trabalho apresentado no 6th World Congress of Pediatric Gastroenterology, Hepatology and Nutrition 2021 (WCPGHAN 2021), Hyo-Jeong Jang e sua equipe de pesquisadores da Universidade da Escola de Medicina de Keimyung, Coreia do Sul, relataram um caso de SVC.

Relato de caso

Uma paciente de, aproximadamente, dois anos de idade apresentava síndrome dos vômitos cíclicos refratária a medicamentos, como amitriptilina, ciproeptadina, propranolol, eritromicina, riboflavina e topiramato. A paciente permanecia entre 3-7 dias com quadros de náuseas e vômitos, sendo os 2-3 primeiros dias com sintomas intensos com necessidade de hospitalização e reposição hidroeletrolítica por via endovenosa.

Mais do autor: Diagnóstico simultâneo de esofagite eosinofílica e doença inflamatória intestinal em pediatria

Foi iniciado ácido valproico na dose inicial de 10 mg/kg/dia, dividido em duas doses e aumentando progressivamente até atingir 25 mg/kg/dia. Após três meses do início do tratamento, a paciente teve melhora total dos sintomas, sendo monitorados, durante todo o período terapêutico, os níveis séricos do ácido valproico.

Atualmente, a paciente está em uso de ácido valproico na dose de 15 mg/kg/dia de forma profilática, com dosagem sérica seriada e controle clínico associado.

Veja mais do WCPGHAN 2021:

Referências bibliográficas:

  • LI, B. U. et al. North American Society for Pediatric Gastroenterology, Hepatology, and Nutrition consensus statement on the diagnosis and management of cyclic vomiting syndrome. Journal of pediatric gastroenterology and nutrition, v.47, n.3, p. 379–393, 2008 doi: 10.1097/MPG.0b013e318173ed39
  • JANG, H.J. et al. A case of refractory cyclic vomiting syndrome successfully treated with oral valproic acid. In: 6TH WORLD CONGRESS ON PEDIATRIC GASTROENTEROLOGY, HEPATOLOGY, AND NUTRITION (Online). Case report ep-276, 2021.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.