WFPICCS 2022: revisão sistemática com meta-análise aborda os fatores de risco para delirium pediátrico

O delirium pediátrico é uma síndrome neuropsiquiátrica causada por uma interação entre fatores de risco, doença aguda e fatores ambientais.

O 11° congresso da World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies (WFPICCS) ocorreu de forma online no período de 12 a 16 de julho de 2022 e reuniu importantes pesquisadores da medicina intensiva pediátrica mundial. Tive a oportunidade de participar como palestrante e conferir muitas novidades para a melhora da qualidade do atendimento do paciente pediátrico crítico. Abordo nesse e nos próximos posts alguns dos temas que se destacaram no evento.

Em apresentação de e-poster, o Dr. Erwin Ista, enfermeiro pediátrico e professor associado da Erasmus MC em Rotterdam, Holanda, divulgou os resultados de uma recente revisão sistemática com meta-análise realizada com sua equipe de pesquisadores acerca dos fatores de risco do delirium em pediatria.

Sabe-se que o delirium pediátrico é uma síndrome neuropsiquiátrica causada por uma interação complexa entre fatores de risco predisponentes (como idade e comprometimento cognitivo, por exemplo), doença aguda e fatores ambientais. Infelizmente, o delirium está associado a morbidade e mortalidade substanciais. Nesta revisão sistemática, o objetivo dos pesquisadores foi descrever os fatores de risco para delirium em pacientes pediátricos por meio de uma meta-análise de estudos clínicos observacionais.

Leia também: Estudo identifica principais abordagens não farmacológicas para o manejo do delirium em crianças sob cuidados intensivos

WFPICCS 2022 – Revisão sistemática com meta-análise aborda os fatores de risco para delirium em pediatria

Metodologia da análise sobre delirium pediátrico

Ista e colaboradores realizaram suas buscas nos bancos de dados PubMed, Embase, Medline, OvidSP, Web-of-Science, Cochrane e Google Scholar para estudos relevantes publicados entre 1º de janeiro de 1990 e 15 de dezembro de 2021. Os dados foram extraídos independentemente por dois revisores.

Resultados

Dos 1.569 resumos encontrados, foram incluídos 23 estudos. Os pesquisadores identificaram 54 fatores de risco estudados em análise univariada e 27 destes foram associados ao delirium em análises multivariadas.

Foram significativamente associados ao delirium pediátrico em análises agrupadas:

  • Atraso no desenvolvimento (odds ratio [OR 3,98]; intervalo de confiança de 95% [IC 95%] 1,54-10,26);
  • Necessidade de ventilação mecânica (OR 6,02; IC 95% 4,43-8,19);
  • Uso de contenção física (OR 4,67; IC 95% 1,82-11,96);
  • Uso de benzodiazepínicos (OR 4,10; IC 95% 2,48-6,80);
  • Uso de opioides (OR 2,88; IC 95% 1,89-4,37);
  • Uso de corticoides (OR 2,02; IC 95% 1,47-2,77);
  • Uso de medicamentos vasoativos (OR 3,68; IC 95% 1,17-11,60).

Saiba mais: Dia Mundial de Conscientização do Delirium

Conclusões

Nesta metanálise, os pesquisadores identificaram fatores demográficos e clínicos consistentemente associados ao aumento do risco de delirium pediátrico. Esse relevante estudo permitirá que os profissionais de saúde possam reconhecer crianças com maior risco de desenvolver delirium durante a hospitalização, a fim de direcionar medidas preventivas.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Ista E, et al. PP271 - Risk factors for delirium in children: a systematic review and meta-analysis. 11th Congress of the World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies 12-16 July 2022 | Virtual World Congress. Disponível em: https://wfpiccs.org/wfpiccs-2022/