Leia mais:
Leia mais:
Whitebook chega a 10 mil conteúdos: confira os destaques
Guia de VM: 6 conteúdos novos esta semana no Whitebook
Whitebook: Lombalgia
50 conteúdos novos e 82 atualizados esta semana no Whitebook
Conheça as novas imagens do Atlas de Dermatologia

Whitebook: afasia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Publicamos recentemente uma matéria sobre como identificar os tipos de afasia. Por isso, vamos abordar, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, sobre a apresentação clínica da afasia progressiva primária.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Anamnese da afasia progressiva primária

A marca registrada da APP é o distúrbio precoce da linguagem, que leva a um comprometimento funcional com relativa preservação da memória episódica e de outros domínios cognitivos.

A disfunção da linguagem é aparente durante conversas de rotina e/ou por meio de avaliações de fala e linguagem. Atividades de vida diária são mantidas, exceto aquelas relacionadas à linguagem (ex.: dificuldade em usar o telefone).

Embora outras funções cognitivas possam ser afetadas mais adiante na evolução, a disfunção da linguagem permanece como o domínio mais prejudicado durante todo o curso da doença.

APP Não Fluente

Embora a descoberta de palavras seja uma queixa comum em todos os subtipos de APP, a característica que distingue a variante não fluente de outras formas de APP é a apraxia, dificuldade para formular frases.

É caracterizado por discurso hesitante, com erros de fala, sons inconsistentes, distorções e agramatismos na produção de linguagem.

À beira do leito, a apraxia da fala pode ser testada fazendo o paciente repetir uma palavra de difícil articulação de forma rápida e repetidamente.

Distorções vocálicas e dificuldade em pronunciar essas palavras são características da apraxia da fala.[cms-watermark]

Esses déficits correspondem anatomicamente à atrofia no giro frontal inferior esquerdo e na atrofia frontoinsular posterior.[cms-watermark]

A compreensão é normalmente poupada para palavras e frases simples. Os pacientes muitas vezes têm dificuldade com sentenças complexas, como o uso da voz passiva.

O comportamento social, a memória, as habilidades espaciais visuais e outras habilidades cognitivas são tipicamente preservadas no momento da apresentação.

Os déficits podem se restringir à função de expressão da linguagem por alguns anos antes que uma demência mais global apareça.

Alterações comportamentais podem fazer parte do quadro.

APP Semântica

As principais características da APP semântica são: paciente com fluência, repetição e gramática preservadas, porém com prejuízo na compreensão e nomeação de objetos.

A dificuldade em encontrar palavras é o sintoma mais precoce e há perda progressiva de conhecimento das características dos objetos.

Logo no início, os pacientes podem exibir uma discrepância acentuada entre a capacidade de compreender frases completas, que tendem a ser preservadas, e a capacidade de entender palavras de objeto único, que é prejudicado.[cms-watermark]

Conforme a doença progride, a compreensão se torna mais globalmente prejudicada. Os pacientes também podem exibir dislexia ou disgrafia, em que palavras com grafias irregulares são pronunciadas incorretamente porque a pronúncia ou ortografia corretas se baseiam no conhecimento semântico.

À beira do leito, o médico pode pedir ao paciente que desenhe animais como uma tartaruga, um cachorro e um pássaro; aqueles com APP variante semântica frequentemente fazem desenhos de animais sem características definidoras (ex.: tartaruga sem casco), demonstrando a perda de detalhes semânticos.

Em pacientes com envolvimento do polo temporal esquerdo, o reconhecimento facial de pessoas próximas pode estar comprometido nos estágios iniciais da doença.

A atrofia assimétrica dos polos temporais é a regra nos estágios iniciais. Eventualmente, a doença se dissemina para o lado contralateral.

Com o envolvimento bilateral, há surgimento de sintomas comportamentais, como rigidez comportamental, parcimônia da fala, perda de empatia pelos outros e hipergrafia.[cms-watermark]

À medida que a doença progride nos lobos temporais anteriores para os córtices temporais mesiais, a memória episódica pode declinar, enquanto as habilidades visuoespaciais e a função executiva permanecem relativamente intactas.

APP Logopênica

A variante logopênica está tipicamente associada à patologia de Alzheimer e não é incluída como uma das três síndromes clínicas da demência frontotemporal.

Ela afeta a recuperação, a repetição e a nomeação de palavras isoladas com erros na fala, mas com compreensão, conhecimento do objeto, motricidade da fala poupados e ausência de agramismo.[cms-watermark]

Como na variante não fluente, a fala pode ser lenta, com frequentes pausas para encontrar palavras e erros parafásicos; no entanto, na variante logopênica, a lentificação é devida, principalmente, a pausas para encontrar palavras, em vez de dificuldades com a produção de palavras, a articulação ou a apraxia da fala.

A fala da variante logopênica tem sido descrita como “vazia”, ​​no sentido de que o paciente pode contar uma história vagamente ou com palavras que carecem de detalhes descritivos.

Os déficits fonológicos de memória de curto prazo se manifestam como uma dificuldade gramaticalmente em sentenças longas e complexas, embora a repetição de uma só palavra seja poupada.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.