Infectologia

Whitebook: como identificar a candidemia?

Tempo de leitura: 2 min.

Esta semana, noticiamos mais um caso confirmado de Candida auris no Brasil. Por isso, vamos abordar, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, a apresentação clínica e diagnóstica da candidemia.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Candidemia

A doença disseminada por Candida spp. se inicia com a progressão a partir da candidemia (patógeno detectado no sangue), a qual decorre a partir de algum sítio que deve ser investigado. A infecção sistêmica pode ser dividida em três subgrupos:

    • Candidemia sem envolvimento visceral ou profundo;
    • Candidemia com infecção visceral ou profundo;
    • Infecção visceral sem candidemia.

Apresentação clínica

Candidemia e candidíase disseminada: As manifestações clínicas variam de febre de origem desconhecida a sepse. Ao exame físico no cenário da disseminação hematogênica, pode-se detectar lesões nos olhos (coriorretinite com ou sem vitrite), lesões em pele (máculas, pústulas, nódulos necróticos e outros), e abscessos musculares (incluindo microabscessos). Sinais de falência orgânica podem também ocorrer mediante a evolução do quadro disseminado. Os fatores de risco para candidemia incluem: internação prolongada, internação em unidade de tratamento intensivo e imunocomprometidos.

Abordagem diagnóstica

Candidemia: Pode ser diagnosticada por cultura, a qual nunca deve ser compreendida como contaminante. A cultura apresenta baixa sensibilidade (~50%). As lesões em pele devem ser submetidas à biópsia para poder direcionar ao diagnóstico. O diagnóstico indireto pode ser obtido também por detecção de beta-D-glucana a partir do sangue ou fragmento de biópsia. A reação de polimerização em cadeia (PCR) para genes específicos de Candida spp. também apresenta boa acurácia, mas não está disponível em todos os centros laboratoriais.

Abordagem terapêutica

O tratamento oral ou endovenoso indicado depende do quadro clínico apresentado. A presença de candidemia confirmada indica obrigatoriamente o tratamento com antifúngico sistêmico, não somente remoção de cateter ou outros artifícios de invasibilidade. Os antimicrobianos com ação sobre Candida spp. variam entre azóis, equinocandinas, Anfotericina B com variação de susceptibilidade entre as espécies.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.
Compartilhar
Publicado por
Clara Barreto

Posts recentes

Diazepam intrarretal após cirurgias de reconstrução pélvica

Foi publicado um estudo com a finalidade então de avaliar o uso de diazepam supositórios…

16 horas atrás

Governo Federal sanciona lei que cria bula digital e muda sistema de rastrear medicamentos

O Governo Federal sancionou a lei que obriga todo medicamento comercializado no Brasil a ter…

2 dias atrás

Modelo de reconhecimento de caligrafia para detectar doença de Parkinson é desenvolvido por adolescentes americanos

Foi publicado um estudo sobre o aprendizado de máquina baseado em um conjunto de algoritmos…

3 dias atrás

Highlights do ATS 2022 [podcast]

Confira os destaques do ATS 2022, um dos maiores encontros em pneumologia, cirurgia torácica e…

3 dias atrás

PEBMED e ILAS: terapia antimicrobiana na sepse [podcast]

Neste episódio, saiba mais sobre a terapia antimicrobiana na sepse. Confira!

3 dias atrás

Fernanda Pautasso esclarece os principais aspectos sobre enfermeiro navegador

Convidamos a Enfermeira Mestre Fernanda Pautasso para bater um papo super interessante sobre enfermeiro navegador.

3 dias atrás