Whitebook: como identificar a dermatite atópica em crianças?

Em nossa publicação semanal do Whitebook, vamos abordar a apresentação clínica e diagnóstica da dermatite atópica em crianças.

Nesta semana, publicamos um estudo sobre o melhor hidratante para dermatite atópica em crianças. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, vamos abordar a apresentação clínica e diagnóstica da condição na infância.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

crianças

Dermatite atópica em crianças

Definição: Dermatite atópica (DA), também chamada de eczema atópico, é uma dermatose inflamatória, pruriginosa, eczematosa e de curso crônico e recidivante. A etiologia é multifatorial, cursando com pele seca e lesões cutâneas de morfologia e distribuição típicas.

Apresentação clínica

O principal sintoma é o prurido e o principal sinal é o eczema, que é caracterizado por lesões cutâneas inflamatórias como eritema, pápula, seropápula, vesícula, [cms-watermark]escama, crosta e liquenificação. A xerose (pele ressecada) também é uma característica constante da DA.

O paciente pode apresentar lesões em três fases:

  • Fase aguda: Prurido paroxístico intenso, com lesões eritematopapulares e vesículas com exsudato seroso associadas às escoriações;
  • Fase subaguda: Além das escoriações, há pápulas em menor quantidade, com algumas vesículas rompidas e formação de crostas. O prurido é variável;
  • Fase crônica: A pele está mais espessa com marcada liquenificação e pápulas fibrosadas. O prurido é ocasional, sendo exacerbado quando há agudização das lesões.

Observação: Em determinadas situações, o paciente pode apresentar as três fases simultaneamente.

Em relação à distribuição das lesões, pode ser classificada de acordo com a idade do paciente:

  • Forma lactente (2 meses até < 2 anos): Predomina o eczema (face, cabeça e pescoço). Inicia-se nas bochechas, podendo afetar o restante do rosto, mas respeitando o triângulo nasolabial. Começa com eritema, acompanhado ou não de microvesículas, exsudação, crostas hemáticas ou amareladas e descamação. Outras áreas comprometidas: superfícies extensoras das extremidades (dorso das mãos e pés) e tronco (respeita área das fraldas). Infecção secundária é comum;
  • Fase infantil (2 até 12 anos): Pode tanto ser uma continuação da fase do lactente como pode iniciar-se nesta fase da vida. Há manifestações agudas e subagudas, inclusive liquenificação, conforme tempo de atividade da doença. Geralmente manifesta-se como eczema flexural, com lesões em pregas dos cotovelos e joelhos, mas também na nuca, punhos e tornozelos. É menos frequente acometer o rosto;
  • Forma adolescente e/ou adulto: A clínica é semelhante à da fase infantil, mas a liquenificação é mais frequente. É possível observar lesões crônicas com períodos de manifestações agudas e subagudas. Geralmente manifesta-se como eczema flexural, afetando pregas de flexão das extremidades, rosto, com destaque para pálpebras e região perioral, couro cabeludo e pescoço. Pode haver eczema nas mãos.

As variantes clínicas são denominadas formas atípicas da dermatite atópica:

Localização Morfologia
Dermatite em pálpebras Eczema folicular
Fissura intra ou retroauricular, infranasal Eczema numular
Dermatite palmoplantar Desidrose
Queilite, dermatite perioral Dermatite atópica invertida
Dermatite / eczema em mamilo Variante pápulo-nodular

Em qualquer fase, os casos graves podem chegar à eritrodermia.

Pode ser classificada em leve, moderada ou grave de acordo com diferentes parâmetros (intensidade e/ou extensão das lesões, repercussão na qualidade de vida do paciente, presença ou não de complicadores, avaliação do médico, entre outras).

Complicações: Infecções (bacterianas, virais, micóticas), eritrodermia esfoliativa, catarata capsular anterior, ceratocone, comprometimento do crescimento e do desenvolvimento psicossocial.

Abordagem diagnóstica

O diagnóstico é basicamente clínico, corroborado por uma história pessoal ou familiar de atopia.

Fatores desencadeantes:[cms-watermark]

  • Agentes infecciosos (ex.: Staphylococcus aureus);
  • Fungos (ex.: fungos do gênero Malassezia);
  • Alérgenos alimentares;
  • Aeroalérgenos;[cms-watermark]
  • Autoantígenos;
  • Fatores neuropsicoimunológicos.

Fatores ambientais:

  • Na história gestacional: estresse materno e exposição ao fumo;
  • Irritantes cutâneos que causam prurido presentes em sabões e detergentes: hidróxido de sódio e lauril sulfato de sódio;
  • Fatores protetores: locais com baixa umidade e maior radiação ultravioleta;
  • Fatores relacionados a maior prevalência de DA: tabagismo ativo e passivo, dieta pobre em peixes, frutas, vegetais e azeite;
  • Controversos como protetores: aleitamento materno, probióticos, prebióticos, poluentes atmosféricos e intradomiciliares.

Eosinofilia e aumento de IgE: O diagnóstico pode ser reforçado pela presença de eosinofilia e aumento de IgE circulante, mas 20% não têm alteração nos níveis de IgE.

Teste de puntura (prick test): O testo de puntura a aeroalérgenos e a alérgenos alimentares pode ser utilizado para determinar o envolvimento destes agentes no desencadeamento dos sintomas relatados pelo paciente.

Teste de contato alérgico: Os testes de contato para atopia (APT – atopic patch tests) são usados para a identificação de alérgenos provocadores de lesões eczematosas em pacientes com DA.

Teste de provocação alimentar: A provocação alimentar (duplo-cego, placebo controlado) representa o padrão ouro no diagnóstico de alergia alimentar em crianças com DA.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.