Whitebook: como realizar a insulinoterapia no diabetes

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook, separamos as principais orientações para a insulinoterapia no diabetes.

Esta semana, no último dia 14, foi comemorado o Dia Mundial do Diabetes, onde publicamos no no Portal PEBMED um e-book com atualizações sobre a doença. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, separamos as principais orientações para a insulinoterapia.

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Insulinoterapia

Insulina Basal: A dose inicial em DM2 é de 10 a 15 unidades ou 0,2 unidades/kg/dia nos pacientes mais obesos. O próprio paciente pode ajustar a dose, em aumentos de 2 ou 4 unidades (se HGT em jejum consistentemente maior que 130 ou 180 mg/dl, respectivamente) a cada três dias, até que a HGT em jejum seja menor que 110-120 mg/dl, desde que não ocorra hipoglicemia noturna.

Insulina Prandial: Sugere-se iniciar, antes da principal refeição, com 1 unidade de insulina para cada 15 g de carboidratos. Caso o paciente não deseje aprender o método de contagem de carboidratos, pode-se iniciar com 2 a 4 unidades de insulina rápida ou ultrarrápida antes da principal refeição.

Se HGT antes do almoço >100-130: Deve-se adicionar uma insulina de ação rápida ao café da manhã ou NPH ao café da manhã.

Se HGT antes do jantar >100-130: Pode-se acrescentar insulina NPH ao café da manhã ou almoço ou a insulina de ação rápida ao almoço;

Se HGT ao deitar >100-130: Deve-se acrescentar uma insulina de ação rápida ao jantar.

Tipos de Insulina:

  • Longa Ação: Glargina, Detemir, Degludeca;
  • Ação Intermediária: NPH;
  • Ação Rápida: Regular;
  • Ação Ultrarrápida: Aspart, Lispro, Glulisina;
  • Pré-misturas: 70/30 NPH/Regular, 75/25 NPL/Lispro, 50/50 NPL/Lispro, 70/30 NPA/Aspart, 70/30 Degludeca/Aspart.

Esquemas

     (* Frações e percentuais referem-se à dose diária total de insulina):

  • Esquema Insulina Rápida/Ultrarrápida 2x/dia + NPH 2x/dia: Antes do desjejum: 1/4 NPH + 1/4 R/Ur; Antes do jantar: 1/4 R/Ur; Ao deitar: 1/4 NPH.
  • Esquema Insulina Rápida/Ultrarrápida 3x/dia + NPH 2x/dia: Antes do desjejum: 1/4 NPH + 1/6 R/Ur; Antes do almoço: 1/6 R/Ur; Antes do jantar: 1/6 R/Ur; Ao deitar: 1/4 NPH.
  • Esquema Insulina Rápida/Ultrarrápida 3x/dia + NPH 3x/dia: Antes do desjejum: 1/6 NPH + 1/6 R/Ur; Antes do almoço: 1/6 NPH + 1/6 R/Ur; antes do jantar: 1/6 R/Ur; Ao deitar: 1/6 NPH.

Regime basal – bolus com NPH: Antes do desjejum: 30% R/Ur; antes do almoço: 20% R/Ur; antes do jantar: 15% R/Ur; Ao deitar: 35% NPH.

Regime basal – bolus com glargina ou detemir: Antes do desjejum: 15% R/Ur; antes do almoço: 20% R/Ur; antes do jantar: 15% R/Ur; Ao deitar: 50% Glargina/Detemir.

Pré-misturas com análogos de ação ultrarrápida 2x/dia: 50% da dose total antes do desjejum e 50% antes do jantar.

Pré-misturas com análogos de ação ultrarrápida 3x/dia: Antes do desjejum: 30% da dose total; Antes do almoço: 40% da dose total; Antes do jantar: 30% dose total.

6. Glicemia capilar antes das refeições

Orientações

Orientações para aplicação da Insulina

  • Lavagem de mãos;
  • Retirar frasco de insulina da geladeira de 10 a 20 min antes da aplicação;
  • Girar o frasco de insulina leitosa (NPH) com movimentos suaves das mãos (Não agitar, pois o excesso torna a substância não funcionante);
  • A insulina Regular não precisa da movimentação;
  • Aplicar na tampa emborrachada do frasco de insulina, com algodão com álcool 70%.
Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.