Whitebook: ITU – infecções do trato urinário

Em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook vamos falar sobre a abordagem clínica das infecções do trato urinário.

Publicamos no portal esta semana um artigo em duas partes sobre os mitos sobre infecções do trato urinário – ITU. Assim, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision vamos falar sobre a abordagem clínica dessa doença.

Baixe agora gratuitamente o Whitebook e tenha tudo sobre todas as condutas médicas, na palma da mão!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é parte de uma conduta do Whitebook e é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Considerações Iniciais sobre infecções do trato urinário – ITU

Suspeita de infecção de trato urinário baixo em mulheres e na ausência de alteração estrutural de trato urinário (cistite não complicada): Não é necessário solicitar exames complementares, nem o sumário de urina (EAS ou urina tipo 1).

Se cistite complicada: Na suspeita de abscesso, doença urológica de base, doença sistêmica predisponente (diabetes), ou paciente do sexo masculino, deve-se solicitar sumário de urina (EAS ou urina tipo 1) e urinocultura com antibiograma.

Se pielonefrite: Solicitar hemograma completo, bioquímica sérica, PCR, sumário de urina (EAS ou urina tipo 1), urinocultura e, se solicitada internação hospitalar, hemocultura.

Bacteriuria assintomática: Presença de > 100.000 unidades formadoras de colônia – UFC/mL em duas uroculturas consecutivas em mulheres, ou em uma urocultura em homens, ou ainda em pacientes com cateter vesical, em ambos os sexos, na ausência de sintomas urinários. Na pratica clínica, somente uma urinocultura positiva ≥ 100.000 UFC/mL na gestante ou em pacientes que serão submetidos a procedimentos invasivos urológicos ou receptores de transplante renal já condiciona ao tratamento.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.