Esta semana, falamos no Portal PEBMED sobre várias questões da pandemia da doença pelo novo coronavírus, a Covid-19. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, vamos falar sobre os primeiros socorros em saúde mental durante a pandemia por Covid-19.
Procedimentos
- Comece identificando quem possa precisar de ajuda e apresente-se. Pergunte se precisa de ajuda;
- Retire o paciente de uma situação que possa representar ameaça ou perigo e coloque-o em segurança;
- Caso a ajuda seja solicitada, procure um local mais silencioso e que permita alguma privacidade;
- Se possível, ofereça água, um cobertor ou alguma outra coisa disponível para que o paciente se sinta mais à vontade;
- Pergunte se precisa de mais alguma coisa ou se algo mais lhe preocupa;
- Fique próximo ao paciente e não o pressione a falar;
- Caso o paciente deseje falar sobre sua situação, ouça e demonstre que presta atenção ao que está sendo dito. Escute o que tem a lhe dizer e tente acalmá-lo e e lembrá-lo de que não está sozinho neste momento;
- Em certos momentos, apenas a companhia silenciosa já pode ser um auxílio; esteja perto e se disponibilize para ajudar com hidratação, alimentação ou o que for possível, mesmo sem falar sobre o assunto;
- Caso tenha, forneça informações sobre os familiares, amigos ou sobre a situação;
- Tente contato com amigos ou familiares ou solicite a outra pessoa que o ajude com isso;
- Procure orientar sobre como o paciente pode ter acesso a alguém ou a algum serviço que ajude com suas principais necessidades: alimentação, abrigo etc;
- Ajude o paciente a se organizar: ver o que pode ser resolvido neste momento e o que pode ser resolvido depois;
- Se tiver informações práticas sobre como o paciente pode agir num segundo momento, oriente-o (ex.: onde pode se cadastrar para receber insumos);
- Lembre o paciente sobre como ele reagiu a situações adversas anteriormente e reafirme sua capacidade de enfrentamento e superação;
- Peça ao paciente que se lembre daquilo que o faz se sentir melhor e estimule as estratégias positivas:
- Alimente-se e hidrate-se regularmente;
- Tente descanar, mas não passe o dia todo dormindo;
- Cuide da sua higiene;
- Evite o excesso de trabalho;
- Faça atividade física;
- Evite o tabagismo, o etilismo ou o uso de drogas;
- Converse sobre seus problemas com um familiar ou amigo em quem confie;
- Passe tempo com a família e amigos;
- Ajude outras pessoas de forma segura;
- Oriente sobre como pode entrar em contato com amigos e parentes;
- Ajude a manter as crianças próximas de seus pais ou figuras de referência;
- Se o paciente comentar sobre sua religião, tente aproximá-lo de um grupo da mesma organização religiosa. Respeite a religião do paciente. Não julgue e não tente impor a sua própria religião;
- Se necessário, encaminhe o paciente e explique como funciona o serviço para evitar expectativas;
- Se possível, aproxime o paciente de seus familiares ou pessoas próximas;
- Reconheça os esforços do paciente, seus sentimentos ou perdas (ex.: “lamento o que aconteceu”, “imagino o quanto você esteja triste”);
- Caso não tenha certeza de que é apropriado, evite tocar no paciente;
- Não fale sobre seus próprios problemas ou conte histórias de outras pessoas. Veja como pode acalmar o paciente:
- Relembre o paciente de que ele está seguro e de que você está lá para ajudar;
- Mantenha a voz calma e o contato visual, se for apropriado;
- Na presença de sintomas de desrealização (distanciamento do ambiente ou da realidade) tente fazer com que o paciente volte a ter contato com o que está ao redor (ex.: preste atenção à respiração, toque-se, pise no chão etc.).
Finalizando
- Não há um momento certo para encerrar sua participação;
- Observe as necessidades do paciente e o contexto;
- Se alguém o substituir na função, apresente-o antes de se retirar;
- Faça uma despedida positiva.