Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Ginecologia e Obstetrícia / Whitebook: quais vacinas são necessárias na gestação?
médica com gestante ao lado passando as vacinas para a gestação

Whitebook: quais vacinas são necessárias na gestação?

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

Esta semana, falamos no Portal PEBMED sobre o Dia da Imunização, comemorado no Brasil. Por isso, em nossa publicação semanal de conteúdos compartilhados do Whitebook Clinical Decision, vamos falar sobre as principais vacinas que devem ser aplicadas na gestação.

Veja mais sobre esta e outras condutas médicas no Whitebook! Baixe grátis!

Este conteúdo deve ser utilizado com cautela, e serve como base de consulta. Este conteúdo é destinado a profissionais de saúde. Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo.

Vacina Influenza

Indicações: É recomendada a todas as gestantes em qualquer período gestacional.

Disponibilidade: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza essa vacina na rede pública de saúde a todas as gestantes durante a campanha anual contra influenza sazonal. A vacina influenza 4V é preferível quando comparada com a 3V, uma vez que confere maior cobertura às cepas circulantes. Todavia, na falta da 4V, deve-se realizar a influenza 3V.

Posologia: O esquema consta de dose única no período da campanha.

Contraindicações:

    A vacina contra influenza sazonal não deve ser administrada em:

  • Pessoas com história de alergia severa à proteína do ovo e aos seus derivados, assim como alergia a qualquer componente da vacina;
  • Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores da vacina.

Observação: A H1N1 também está disponível e deve ser administrada.

Vacina Dupla do Tipo Adulto

Definição: A vacina dT (difteria e tétano) é indicada para a proteção da gestante contra o tétano acidental e para a prevenção do tétano neonatal. Na gestação, a vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular do adulto) tem o objetivo específico de proteger o recém-nascido contra o tétano neonatal e a coqueluche. Na falta da dTpa, pode ser usada a dTpa-VIP, a critério médico.

Posologia:

  • Se a gestante já tem seu esquema de vacinação contra tétano completo (3 doses prévias) ou com vacinação incompleta, tendo recebido duas doses de vacina contendo o componente tetânico, ela precisa tomar apenas a dTpa a partir da 20ª semana, o mais precocemente possível;
  • Se a gestante está com vacinação incompleta, tendo recebido uma única dose de vacina contendo o componente tetânico, ela precisa tomar uma dose de dT e uma dose de dTpa (sendo essa, a partir da 20ª semana, o mais precocemente possível). Respeitar intervalo mínimo de 30 dias entre as vacinas;
  • Se a gestante não foi vacinada e/ou tem histórico vacinal desconhecido, ela deve ser vacinada com 2 doses da dT e 1 dose da dTpa (sendo essa, a partir da 20ª semana, o mais precocemente possível). O intervalo entre as doses deve ser entre 30 dias;
  • Mulheres que não foram vacinadas durante a gestação devem receber o mais precoce possível durante o puerpério.

Esquemas:

  • 1ª dose: precoce;
  • 2ª dose: 30 dias depois da 1ª dose;
  • 3ª dose: 30 dias depois da 2ª dose.

Vacina Contra Hepatite

Para reduzir os riscos da gestante suscetível a contrair a doença e por haver transmissão vertical, deve-se vaciná-la contra a hepatite B após o primeiro trimestre de gestação.

Posologia: O esquema completo consiste em 3 doses (nos meses 0, 1 e 6).

Gestantes com esquema completo e soroconversão comprovada: Não devem ser vacinadas novamente.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia-a-dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica. Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Um comentário

  1. Avatar
    Albertina De Araújo Souza

    se a paciente chega ao pre natal no final da gestação, sem vacinas, qual esquema devo fazer para ela, sabendo que as vacinas são de suma importância para a criança ainda na barriga da mãe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.