WONCA 2022: Congresso abre discussões sobre importância da Medicina da Família em tempos atuais

Acompanhe a cobertura completa do congresso internacional de medicina de família (WONCA 2022) aqui no Portal PEBMED!

Após dois anos em formato virtual, a conferência europeia da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA 2022) acontece em Londres entre os dias 28 de junho e 1 de julho de 2022. O tema central da conferência esse ano é “inovando juntos a medicina de família por um futuro sustentável”, o que traz à tona o papel central da saúde sobre a sustentabilidade para as gerações do futuro. Com cobertura virtual em tempo real você pode acompanhar os destaques da conferência aqui no Portal PEBMED. 

wonca

WONCA 2022

O diretor da comissão organizadora, o médico de família britânico Steve Mowle, realizou o discurso de abertura afirmando que “a medicina de família é indispensável para sustentabilidade dos sistemas de saúde”. Cumprimentando as delegações de 79 países presentes na cerimônia de abertura em sua fala resgatou o impacto que a especialidade tem no cuidado com populações vulnerabilizadas.

Refazendo a trajetória da especialidade na Inglaterra, Mowle destacou a importância da medicina de família no manejo e organização dos fluxos de saúde em relação a pandemia de HIV/AIDS dentro de seu país, além disso enfatizou o quanto esse cuidado amplia acesso a populações vulnerabilizadas pela forma de atuação do médico de família reduzindo as desigualdades sociais. Em referência ao dia do Orgulho LGBTQIA+, ainda se autodeclarou parte da comunidade e destacou o papel da especialidade no cuidado da saúde da população LGBTQIA+, especialmente em se tratando de redução das barreiras de acesso. 

Na mesma direção, Mowle ainda apontou aspectos importantes sobre o papel do médico de família na consolidação da especialidade e a necessidade de atuação ativa no processo de formação médica. Além disso, revelou o processo de internacionalização que a medicina de família inglesa vem experimentando, tendo 54% de seus trainees atuais sendo imigrantes.

Outro grande fenômeno transformador é o crescimento da força de trabalho feminina que de uma única represente há 70 anos com a fundação do Royal College of General Pratcioners (RCGP), passou a ter a especialidade majoritariamente feminina e com várias mulheres gestoras do RCGP nas últimas sete décadas.

Contexto pandêmico

Essa inclusive foi a deixa para passar a palavra para Dame Clare Gerada, médica de família atualmente presidente do RCGP. Em seu discurso, destacou sobretudo o impacto que a pandemia do novo coronavírus transformando as eras de atuação da especialidade. Ela destacou os desafios que os últimos 70 anos revelam sobre a medicina de família, que hoje lida com grandes problemas práticos como pagamentos por indicadores de performance mudando a prática da medicina de família, interferindo no tempo de consulta e indicadores de resultado – realidade já vivida no Brasil tanto na saúde pública quanto suplementar. 

Gerada, retomou a história do RCGP, que completa 70 anos em 2022. Em sua fala comentou os desafios que a especialidade tem enfrentado em relação às demais especialidades médicas no Reino Unido e em relação aos investimentos governamentais para organização do sistema de saúde. Para ilustrar o cenário atual reafirmou como tem sido grande o processo de digitalização da saúde, e que mesmo para a realidade europeia, atender por videochamadas era algo impensável ou muito tímido previamente à pandemia de covid-19, mas que hoje é uma grande ferramenta de ampliação de acesso e manejo de crise.

A telemedicina não só cresce com a utilização de recursos digitais para conectar médicos e pacientes, mas fortalecendo e desenvolvendo ferramentas de gestão e de qualidade assistencial como os softwares e a possibilidade de auxílio digital na tomada de decisão clínica em tempo real. Assim como a medicina de família tem um papel central nesse processo, ela ainda destacou que nos próximos 30 anos veremos a migração do cuidado hospitalar para o cenário domiciliar em peso e que o médico de família é ator protagonista neste processo.  

A presidente abordou ainda a estreita relação que o médico de família tem com a redução das desigualdades sociais e destacou o quanto a especialidade está vinculada a assegurar direitos fundamentais da humanidade a todos os indivíduos. Assuntos que serão fortemente trabalhados ao longo das demais conferências do WONCA 2022.

Medicina de família no contexto de guerra

Finalmente, a palestra que encerrou a abertura foi feita pela médica de família ucraniana Victória Tkachenko. Ela compartilhou sua experiência como profissional de atenção primária em meio ao contexto de guerra. Em sua fala, ela contou sobre a destruição das estruturas de saúde de atenção primária, as dificuldades de articulação com a atenção secundária e o quanto a guerra tem modificado as formas de atuação. O discurso emocionante de Tkachenko foi aplaudido de pé e ilustrou mais uma vez o papel central que a medicina de família ocupa na organização dos sistemas de saúde e manejo em situações de crise.   

O evento de abertura encerrou tocado de esperança sobre o papel de protagonista que médicas e médicos de família desempenham em seus cenários de atuação, especialmente entregando cuidado em saúde nos cenários mais adversos – como a exemplo das catástrofes naturais ocorridas no Brasil na serra do Rio de Janeiro, na Bahia e em Minas Gerais. Ao longo dos próximos dias traremos os principais destaques de cada área temática e de cada dia de congresso para que você se atualize conosco.

Acompanhe a cobertura completa do WONCA 2022 com a gente, no Portal, Twitter e Instagram!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags