Leia mais:
Leia mais:
Influenza: Ministério da Saúde amplia vacinação para toda a população brasileira
Os fatores que influenciam a resposta às vacinas
Vacinação da Covid-19 em gestantes e puérperas: o precisamos saber até o momento?
Hoje é dia de fazer um balanço sobre o Mês da Enfermagem! 
Covid-19: por que é tão importante alertar pacientes sobre a segunda dose da vacina

Zika pode acabar nos próximos 3 anos; entenda como

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER6Cientistas estão correndo atrás de uma vacina contra o vírus Zika, mas estudos recentes mostram que o esforço pode acabar sendo à toa: a epidemia pode ter atingindo seu pico e chegar ao fim nos próximos três anos.

Publicado na revista Science, o estudo feito por cientistas de uma universidade de Londres, utilizou todos os dados disponíveis para compreender como a epidemia vai se comportar. A análise feita por eles sugere que a propagação do Zika não pode ser contida com as medidas existentes, mas um fenômeno chamado imunidade de rebanho reduzirá por si mesmo o vírus, dentro dos próximos três anos.

Os cientistas compararam dados sobre a transmissão do Zika na América Latina com números relativos a outros vírus semelhantes, como a dengue. Com essas informações, eles construíram um modelo matemático para prever o comportamento futuro da doença. Os resultados mostraram que a epidemia chegaria ao fim no prazo de dois a três anos, pelo fato de que o vírus é incapaz de infectar a mesma pessoa mais de uma vez, graças ao nosso sistema imunológico (imunidade de rebanho).

Utilizando a mesma base de dados, os cientistas puderem prever que a próxima epidemia em larga escala só acontecerá daqui a 10 anos, quando surgirá uma nova geração de pessoas que ainda não foi infectada pelo vírus.

Caso as previsões estejam corretas, quando as vacinas contra Zika ficarem prontas para serem testadas, poderão não haver casos suficientes nas comunidades para testar a eficiência da vacina.

500x250-1

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/07/epidemia-de-zika-na-america-latina-pode-acabar-em-3-anos-diz-estudo.html

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar