Excesso de cafeína causa zumbido no ouvido

A cafeína pode ser encontrada em produtos como chocolate, café, chás preto e verde, mate, refrigerantes, chimarrão e bebidas estimulantes

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Por muitos anos, o consumo excessivo de cafeína tem sido apontado como um fator agravante para o zumbido do ouvido. A fisiopatologia por trás desse efeito provavelmente está relacionada ao bloqueio dos receptores de adenosina pela ação da cafeína no sistema nervoso central.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são 278 milhões de pessoas com esse problema, caracterizado pela audição de um som constante ou que vai e volta, semelhante a um chiado, sirene, apito ou motor, sem ter nenhuma relação de causa e efeito com o ambiente.

Já no Brasil, estima-se que há de 34 a 48 milhões de pessoas com o sintoma, tratando-se de um aumento expressivo em relação aos 28 milhões estimados há quase 20 anos. Os dados são do Instituto Ganz Sanchez, o primeiro centro latinoamericano de investigação e tratamento de zumbido no ouvido e intolerância a sons.

A cafeína pode ser encontrada em produtos como chocolate, café, chás preto e verde, mate, refrigerantes, chimarrão e bebidas estimulantes. Medicamentos como Dorflex e Neosaldina também possuem cafeína em suas fórmulas.
Uma boa saída para pacientes com zumbido no ouvido nesta época de Páscoa é substituir os tradicionais pelas versões dietéticas, consumir chocolates acima de 70% de cacau ou ainda provar a alfarroba, um substituto do doce que não tem açúcar, glúten ou lactose, e que pode ser consumido com moderação por qualquer pessoa.

Estudos realizados recentemente comprovam que pacientes com menos de 60 anos de idade com zumbido bilateral e consumo diário de café entre 150 e 300 mL são mais propensos a se beneficiar com a redução do consumo. Períodos de observação de 30 dias podem ser úteis para uma melhor decisão terapêutica. Assim como o café, o consumo exagerado de chocolate por crianças ou adultos, mais comum nesta época do ano com a proximidade com a Páscoa, pode provocar o aparecimento do zumbido.

Leia maisDia Mundial do Café: veja 5 benefícios da bebida preferida dos brasileiros

Segundo Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, o excesso de chocolate pode afetar o aparelho auditivo: “O chocolate contém substâncias que podem agredir os ouvidos, como o açúcar e a cafeína. Em alguns organismos, quando o açúcar (glicemia) aumenta no sangue depois da ingestão de doces, o pâncreas passa a produzir mais insulina do que o necessário para controlar a quantidade de açúcar presente. Essa insulina em demasia provoca um desequilíbrio bioquímico, que atrapalha o funcionamento normal do ouvido”, explica.

Nas pessoas que sofrem com zumbido em decorrência de problemas de metabolismo de açúcar ou cafeína é necessário restringir o consumo por 30 dias para que o ouvido possa se recuperar.

“A cafeína acelera o sistema nervoso e, como o zumbido já é, por natureza, um sintoma com ritmo acelerado, ele pode aparecer ou piorar ainda mais o quadro. Isso, geralmente, acontece cerca de uma hora após a pessoa tomar a cafeína”, esclarece a especialista, criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (conhecido como Novembro Laranja).

Em algumas pessoas, o zumbido desaparece normalmente, porém em alguns casos, é preciso recorrer a tratamentos específicos, principalmente se o paciente substitui o chocolate por outro tipo de doce, que também pode causar o zumbido.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades