A Academia Americana de Oftalmologia divulgou um alerta sobre o perigo de se utilizar lentes de contato sem prescrição. Alguns pacientes fazem uso de lentes cosméticas no Halloween, por exemplo, comprando-as em lojas ou na internet. Nos Estados Unidos, mesmo sendo ilegal e perigoso o uso de algumas lentes decorativas, elas podem ser compradas em lojas físicas e online.
A academia, portanto, pede que as pessoas comprem lentes decorativas apenas de distribuidores que exijam prescrição e sempre de produtos aprovados pela Food and Drug Administration (FDA).
Lentes de contato
As lentes cosméticas são instrumentos médicos que também devem ser prescritas e adaptadas por um profissional, assim como as outras lentes de contato. Estudos mostram que pessoas que obtêm lentes de contato sem prescrição tem 16 vezes maior risco de desenvolverem infecção. A academia dá as seguintes dicas:
- Fazer exame com profissional em saúde ocular;
- Obter apenas lentes aprovadas pelo FDA;
- Nunca compartilhar lentes de contato;
- Fazer sempre uma boa higiene das lentes;
- Limitar o número de horas de uso das lentes coloridas.
Lentes no Brasil
No Brasil, não existe prescrição de lentes de contato. De acordo com a recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) 1965/11, “a indicação e adaptação de lentes de contato são procedimentos médicos exclusivos”, “…sendo atos intransferíveis e não compartilhados.” Isso significa que ao médico cabe todo o processo, não podendo delegá- lo para outra pessoa.
O processo de adaptação de lentes de contato envolve consulta médica, exames complementares, avaliação clínica da escolha das lentes, processos de adaptação e controle médico periódico. Ao médico cabe determinar as características (material, modelo, desenho e demais parâmetros técnicos) das lentes a serem utilizadas em cada caso.
Referências bibliográficas:
- Resolução CFM 1965/11;
- Here’s How to Find out if Your Halloween Contact Lenses are Illegal. Oct, 2019. American Academy of Ophthalmology.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.