10 fatos sobre segurança do paciente: um problema de saúde pública

A segurança do paciente é um grande problema em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A questão é tão preocupante que a OMS considera um problema de saúde pública, e divulgou dez pontos importantes sobre o tema. Entender quais são os problemas principais e que medidas vem sendo tomadas é essencial …

A segurança do paciente é um grande problema em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A questão é tão preocupante que a OMS considera um problema de saúde pública, e divulgou dez pontos importantes sobre o tema. Entender quais são os problemas principais e que medidas vem sendo tomadas é essencial para que os médicos e clínicas possam pensar em soluções e promover ações voltadas para isso.

  1. Segundo os dados, um a cada dez pacientes pode sofrer algum dano em hospitais de países desenvolvidos. Isso acontece por algum erro ou evento adverso.
  2. A cada cem pacientes hospitalizados em países desenvolvidos, sete sofrerão alguma infecção associada ao cuidado de saúde (IACS); nos subdesenvolvidos esse número sobe para 10. A média mundial é 14 de cem pacientes.
  3. Mesmo que exista mais de 1,5 milhões de aparelhos médicos, a maior parte da população mundial não tem acesso aos dispositivos apropriados. Estima-se que mais da metade dos países de baixa e média renda não possui uma política nacional de tecnologia e saúde que faça com que os recursos sejam adquiridos e utilizados para facilitar e agilizar a prática médica.
  4. A cirurgia exige uma equipe médica eficiente, já que é o tratamento mais delicado e com maior risco de complicações. A estimativa é que 234 milhões de abordagens cirúrgicas sejam realizadas anualmente em todo o mundo.
  5. A OMS estima que cerca de 20 a 40% dos gastos com saúde são desperdiçados por falta de administração correta ou cuidados de má qualidade.
  6. A saúde tem um histórico de segurança pior que áreas de grande risco, como aviação e indústrias nucleares. Em atendimentos médicos, um a cada 300 pacientes pode ser prejudicado, enquanto em uma aeronave a média é de um em 1 milhão.
  7. Envolvimento da comunidade médica, da população em geral e do próprio paciente são a chave para o fortalecimento da segurança na saúde. Identificar os problemas e necessidades, buscar soluções e avaliar os resultados, participando ativamente, colaboram para um melhor funcionamento da prática médica.
  8. É fato que a segurança e qualidade do paciente fazem parte de uma dimensão crítica da cobertura de saúde. Por esse motivo, desde 2004, o Programa de Segurança do Paciente da OMS está se fortalecendo em cerca de 140 países, procurando soluções para essa questão.
  9. A insegurança nas injeções diminuíram 88% entre os anos 2000 e 2010. Os principais indicadores mostram que houve avanços na taxa de reutilização (5,5% em 2010), e redução do número de injeções por pessoa por ano (2,88 em 2010).
  10. Parceria entre hospitais e clínicas pode ser outra forma de solução. Promover um intercâmbio técnico entre os profissionais de saúde proporcionam aprendizagem e desenvolvimento, que podem levar a soluções, ações, e diversas outras questões que fazem com que o sistema de saúde evolua e melhore sempre mais.

Vale lembrar que muitos dos problemas podem ser resolvidos ou diminuídos com atitudes simples, como a própria higiene do profissional. A estimativa é que cerca de 50% das complicações cirúrgicas e das infecções hospitalares podem ser evitadas com esse tipo de cuidado. Outras medidas também podem ser pensadas em conjunto para que a prática médica seja cada vez melhor. E aí? O que você faz para garantir a segurança dos seus pacientes?

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • https://www.who.int/features/factfiles/patient_safety/patient_safety_facts/en/
  • Site do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Dez verdades sobre segurança do paciente, segundo a OMS.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades