ACC 2023: Atletas de elite com predisposição à morte súbita e a volta aos treinos

Estudo ELITE ATHLETES avaliou os resultados e ônus do período de retorno ao jogo de atletas com doenças cardíacas genéticas.

A tomada de decisão compartilhada com o paciente deve ser usada por especialistas para avaliar atletas com doenças cardíacas genéticas (DCG) e, potencialmente, permitir que eles retornem a competir esportes? As diretrizes sempre foram bastante paternalistas no sentido de proibir a prática de esportes (exceto esportes de classe IA) para qualquer atleta com fenótipo positivo para DCG.

Tais diretrizes são de alta precaução e careciam de dados observacionais que davam suporte a essas recomendações. Objetivo deste estudo foi avaliar os resultados e ônus do retorno ao jogo (RTJ) para atletas de nível universitário e profissional (elite) da primeira divisão (DI) com DCG. 

Métodos

Estudo retrospectivo e multicêntrico;  todos os pacientes com DCG jogando na DI ou nível profissional desses centros foram identificados e avaliados, tendo registrados todos os dados demográficos, diagnóstico e tratamento clínico, circunstâncias em torno da RTJ e taxa de eventos cardíacos associados a DCG. 

O protocolo de retorno ao jogo foi o publicado por Tobert et al. No  JACC. 2021 (doi: 10.1016/j.jacc.2021.04.02): 

Atletas com DCG podem retornar ao jogo após:  

  1. Concluir uma avaliação abrangente com estratificação de risco;
  2. Estabelecer um programa de tratamento adaptado ao genótipo e fenótipo;
  3. Implementar um plano de RTJ específico para cada atleta.

Segue algumas características importantes a serem consideradas do baseline desses pacientes: 53% tinham cardiomiopatia hipertróficva, 26% síndrome do QT longo, 30% era portadores de CDI, 36% eram atletas profissionais (divisão I NCAA); 53% tiveram seu  diagnóstico por alteração na avaliação cardíaca, 24% por sintomas cardíacos, 9% por história familiar de morte súbita.  

Resultados

Cerca de 63% dos pacientes eram assintomáticos antes do diagnóstico e 72% foram inicialmente desqualificados para o esporte, mas optaram pelo RTJ após avaliação clínica abrangente e decisão compartilhada com equipe médica; 73 dos 76 atletas (96%) optaram pelo RTJ.  

Após avaliação abrangente, otimização do tratamento e tomada de decisão compartilhada médico-paciente, 3 pacientes (4%) optaram por não retornar ao esporte. Quatro (5%) atletas foram liberados para RTJ pelos peritos, mas permanecem desclassificados devido aos profissionais médicos de seu time. Dos pacientes restantes, 3 pacientes (4%) apresentaram 1 um evento cardíaco após RTJ em um total de 200 acompanhamentos-ano. 

Mensagem prática

Após avaliação cuidadosa por um especialista, estratificação de risco e decisão compartilhada, um plano de exercícios pode ser implementado para atletas da Divisão I e atletas profissionais para voltar às competições. Faz necessário um protocolo abrangente de RTJ  para uma prática de esportes segura e deve incluir adesão aos tratamentos prescritos, acompanhamento anual e avaliação de risco, além de comunicação aberta com time, escola, organização, diretores esportivos e equipe médica. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags