7 planos de saúde são reativados após suspensão pela ANS

Atualização da agência reguladora também suspendeu a comercialização de 32 planos de saúde. Confira a lista completa na matéria.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a suspensão da comercialização de 32 planos de saúde de oito operadoras. A medida foi tomada devido ao grande número de reclamações relacionadas à cobertura assistencial referente ao quarto trimestre de 2022.  

O prazo já começou a valer desde o dia 29 de março. No total, 436.526 beneficiários estão protegidos com a medida, uma vez que esses planos somente poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento contínuo realizado pela agência. 

Confira aqui a lista completa dos planos de saúde com a comercialização suspensa. 

ANS suspende temporariamente comercialização de 70 planos de saúde da Amil, Unimed Rio e mais seis operadoras

Planos reativados

Por outro lado, a ANS autorizou o retorno da venda de sete planos de duas operadoras por não apresentarem mais risco de falhas na assistência à saúde aos beneficiários.

A agência realiza um monitoramento e avaliação das operadoras a partir das reclamações registradas pelos usuários. Os planos com um grande número de queixas têm a venda suspensa e voltam a ser reavaliados trimestralmente. Aqueles que corrigirem as falhas serão liberados a comercializar novamente.

Confira aqui a lista completa dos planos de saúde com a comercialização liberada novamente. 

Monitoramento da Garantia de Atendimento

O Monitoramento da Garantia de Atendimento é realizado com base nas reclamações realizadas pelos beneficiários dos planos de saúde  e recebidas pela ANS, além da quantidade de beneficiários de planos de saúde. As queixas se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial.  

A partir dessas informações as operadoras de planos de saúde são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas. As operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador da operadora.  As informações são processadas periodicamente, com os resultados sendo divulgados trimestralmente.  

Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento, referente ao quarto trimestre de 2022:

  •       32 planos com comercialização suspensa;  
  •       7 planos com a comercialização liberada;  
  •       436.526 beneficiários protegidos; 
  •       42.043 total de reclamações no período de 01/10/2022 a 31/12/2022.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-suspende-a-comercializacao-de-32-planos-de-saude   https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-03/ans-suspende-comercializacao-de-32-planos-de-saude