O herpes simples é uma doença infecciosa recorrente e prevalente em todo o mundo causada pelo vírus herpes simples tipos 1 e 2. Ele pode causar lesões em qualquer lugar da superfície cutânea ou mucosa, mas ocorre principalmente nas regiões orolabial e anogenital.
Um terço da população mundial é acometido pela recorrência do herpes simples, caracterizada por seis ou mais episódios da doença no período de 12 meses.
Ouça a explicação, neste episódio do podcast do Whitebook, com a Dra. Mariana Santino dermatologista e editora-médica, sobre o tratamento dessa patologia e o que mais caracteriza a recorrência.
Fisiopatologia
Após a primo-infecção, o vírus herpes simples (HSV) permanece latente nos gânglios nervosos das raízes dorsais. Quando ocorre a reativação, pode haver disseminação viral no paciente com doença clinicamente ativa ou assintomático.
A transmissão ocorre por contato com lesões ativas, secreções e mucosas ou pele contaminadas. Em 70-80% dos casos, a fonte de transmissão é o paciente assintomático que apresenta disseminação intermitente do vírus.
Diversos estímulos podem desencadear a reativação viral, destacando-se:
- Estresse emocional;
- Radiação UV;
- Trauma;
- Imunossupressão;
- Menstruação;
- Procedimentos faciais abrasivos, laser e alguns tipos de peeling.
Saiba mais sobre esta condição ouvindo episódio completo do podcast do Whitebook. Ouça abaixo!