Conheça agora mesmo os três novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de cardiologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!
O que fazer em caso de disfunção ventricular por uso de antraciclinas e anti-HER2?
A diretriz coloca todas as possíveis toxicidades cardiovasculares relacionadas ao tratamento oncológico e o que fazer com relação ao paciente caso elas ocorram. Aqui vamos citar uma das mais estudadas: a disfunção ventricular, relacionado ao uso de antraciclinas e anti-HER2 usado para tratamento de mama por exemplo. A disfunção cardíaca relacionada ao tratamento oncológico pode ser dividias em sintomática e assintomática. Saiba mais sobre ela neste Clinical Drops!
Em que situações não devemos usar os novos anticoagulantes?
Desde que surgiram, os novos anticoagulantes vêm sendo amplamente utilizados na prática clínica, com resultados semelhantes ou melhores que os antagonistas da Vitamina K, cujo representante mais conhecido no Brasil é a Varfarina. Porém, existem algumas situações em que os novos anticoagulantes não podem ser utilizados. Fique por dentro dos detalhes com o conteúdo disponível no Whitebook!
Como realizamos a avaliação de risco pré-operatório do paciente?
A ocorrência de eventos cardiovasculares é causa de importante morbimortalidade no período perioperatório e uma avaliação de risco bem feita auxilia na prevenção desses eventos. E como realizamos a avaliação de risco do paciente? Primeiro ponto: existe o risco relacionando ao procedimento e o risco relacionado ao paciente. O risco do procedimento depende do tipo e de duração da cirurgia, além da urgência do procedimento. Confira a íntegra neste Clinical Drops!