Conheça agora mesmo os novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook, nas categorias de Pediatria e Cirurgia Pediátrica, e como eles podem te auxiliar na prática médica!
Testículo palpável e impalpável: existe diferença na abordagem?
A criptorquidia é a anomalia congênita mais comum do trato geniturinário e uma das patologias mais frequentes nos atendimentos pediátricos de meninos. A avaliação da presença dos testículos na bolsa escrotal é parte indispensável de todo exame físico, em qualquer idade. O exame físico realizado de forma adequada, evidenciando a ausência de testículo na bolsa escrotal, é suficiente para o diagnóstico clínico da criptorquidia. Nos casos de bolsa escrotal vazia, o seu exame físico detalhado irá permitir duas possibilidades principais. Confira quais com o conteúdo disponível no Whitebook!
Como diagnosticar anafilaxia em Pediatria?
O diagnóstico de anafilaxia é altamente provável, segundo as diretrizes de 2020 da Organização Mundial de Alergia, se a criança ou o adulto preencherem qualquer um dos seguintes quadros clínicos: 1º) se tiver reação aguda de evolução rápida minutos a horas ou com envolvimento de pele ou mucosas, como urticária generalizada, prurido ou eritema e/ou angioedema de lábios-língua-úvula. Saiba os demais neste Drops!
Como tratar anafilaxia em Pediatria?
A anafilaxia é uma emergência médica. O tratamento envolve os seguintes passos: 1º) ter um plano de ação escrito para o paciente que já tiver apresentado anafilaxia; 2º) interromper a exposição ao alérgeno se possível, por exemplo parar a infusão da medicação intravenosa; 3º) fornecer Suporte Avançado de Vida com avaliação de imagem conforme o ABCDE, no qual o A significa vias aéreas; B de boa ventilação; C de circulação; D de déficit neurológico e E de exposição com avaliação de pele e mucosas; 4º) administração rápida de adrenalina. Fique por dentro dos detalhes neste Clinical Drops!