Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
As revistas científicas possuem um papel fundamental no desenvolvimento e na prática dos profissionais de enfermagem. Neste âmbito, já é possível notar uma melhora no perfil de formação, nas competências e na atuação dos docentes universitários nos últimos anos.
A revista científica é por excelência um veículo para a transmissão e a reprodução do saber à medida que sem a sua intervenção dificilmente se desenvolvem as escolas de pensamento e, consequentemente, de conhecimento. A importância da revista e os seus propósitos mais nobres é algo que todos os profissionais de enfermagem devem valorizar nas suas práticas.
É parte do trabalho do profissional de saúde também ser o gerador de novos conhecimentos científicos e do desenvolvimento de tecnologias ou de experimentos, que só podem ser conhecidos se forem publicados. Assim, o novo perfil de docente deve propiciar a formação plena do aluno como profissional que domina as bases técnico-científicas de sua área de atuação e que realmente alcança o perfil desejado da formação acadêmica ou universitária.
Profissionais capazes de ler a realidade e de construir novas práticas apoiando-se em conhecimentos e tecnologias já existentes e exercitando a implementação de novas práticas de enfermagem.
Critérios de excelência nas revistas científicas
Os critérios primordiais de excelência nas revistas científicas são justificados pela necessidade de normatização dos conteúdos apresentados e as suas respectivas funcionalidades. Estes são bem representados pela objetividade, impessoalidade, reprodutibilidade, coerência interna e raciocínio lógico.
Desta maneira, tais itens podem ser devidamente observados em divergentes níveis de evidência, com base nas tipologias de estudo: revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados, estudos de coorte, estudos de caso-controle, relatos de casos, bem como estudos in vitro ou animas.
A CAPES, por meio do seu portal de periódicos, oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar a base de dados Journal Citation Reports (JCR) pertencente à plataforma ISI Web of Knowledge da Editora Thomson Reuters.
A base de dados JCR é um recurso que permite avaliar os periódicos mais citados e as publicações mais relevantes de determinada área utilizando o fator de impacto. A base de dados JCR abrange dados de citações de mais de 7.500 periódicos acadêmicos e técnicos de 3.300 editores espalhados por mais de 60 países, auxiliando estudantes, pesquisadores e docentes das áreas de ciência, tecnologia e ciências sociais.
Confira as 13 principais revistas científicas direcionadas aos profissionais de enfermagem no país e no mundo:
1. Nature Medicine
https://www.nature.com/nm/
Observação: Mesmo não sendo o seu público-alvo os enfermeiros, trata-se de uma revista científica que precisa ser acompanhada pelos profissionais.
2. Advances in Nursing Science
https://journals.lww.com/advancesinnursingscience/pages/default.aspx
3. Revista Americana de Saúde Pública
https://ajph.aphapublications.org/
4. Journal of Clinical Nursing
https://onlinelibrary.wiley.com/journal/13652702
5. Revista Latino-Americana de Enfermagem
http://rlae.eerp.usp.br/
6. Revista Científica de Enfermagem – Recien
https://www.recien.com.br/index.php/Recien
7. Revista Brasileira de Enfermagem – REBEn
http://www.abennacional.org.br/
8. Revista da Escola de Enfermagem da USP
https://www.revistas.usp.br/reeusp
9. Acta Paulista de Enfermagem
https://www2.unifesp.br/acta/
10. Revista Mineira de Enfermagem – Reme
http://www.reme.org.br/
11. Revista Einstein
https://journal.einstein.br/pt-br/
12. Journal of Infusion Nursing
https://journals.lww.com/journalofinfusionnursing/pages/default.aspx
13. Nursing Times
https://www.nursingtimes.net/
Sentiu falta de alguma revista científica de enfermagem que você costuma acompanhar? Conte para a gente nos comentários!
Referências:
- https://www.editorasanar.com.br/blog/3-revistas-cientificas-que-sao-essenciais-na-carreira-medica
- https://eewb.phlnet.com.br/periodicos/enfermagem.pdf
- https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/22882/pdf
- http://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v6n2/v6n2a01.pdf
- http://www.seabd.bco.ufscar.br/bases-de-dados/bases-capes/como-saber-quais-sao-as-revistas-de-maior-importancia-do-mundo-numa-determinada-area-de-conhecimento-1