Neste episódio, o Dr. João Marcelo Coluna, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e conteudista do Whitebook, falará sobre a gravidez pós-covid. Entenda quais os riscos envolvidos, o que sabemos até agora e se os pacientes devem ou não postergar os planos de gestação.
Leia mais: Ministério da Saúde recomenda que mulheres adiem a gravidez devido à pandemia
Existem em torno de 1.600 trabalhos sobre Covid na gestante (até fevereiro de 2021). Nos EUA, cerca de 58 mil gestantes foram infectadas com 71 mortes registradas na gestação por SARS-CoV-2. Apesar da potencial proteção imunológica fetal pela mãe, também temos a vulnerabilidade a outros patógenos no período gestacional.
A infecção por coronavírus está associada com uma doença materna mais grave, morte materna, partos prematuros e aborto espontâneo. Esses casos de doenças respiratórias, em geral, evoluem com necessidade de internações em Unidades de Cuidados Intensivos e ventilação mecânica.
Quais os riscos ocasionados pela Covid na mulher grávida?
Já é de conhecimento científico que existe certo risco à gestante que adquire a Covid. Um dos riscos associados é uma chance maior de abortos, partos prematuros, restrição de crescimento fetal e eclâmpsia.
Contudo, os estudos atuais e com maior quantidade de pessoas estudadas mostram que a associação da infecção por Covid-19 e as sequelas a longo tempo são incertas e hipotéticas.
Então, quais as orientações para a mulher que deseja engravidar? Saiba a informação completa no podcast.
Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 🙂
Abraços,