Comemoramos hoje, dia 4 de fevereiro o Dia Mundial do Câncer, ação global criada pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC), que conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização e o conhecimento da população mundial a respeito da doença, além de inspirar governos e pessoas a fim de aumentar medidas de mobilização para o controle, o tratamento e o sofrimento evitável causados por esta doença que muitos não ousam nem pronunciar o nome.
Combate a desinformação
Neste ano de 2022, a data será marcada com medidas educativas falando sobre a importância da equidade no controle do câncer. Eliminar a desinformação faz com que o indivíduo se conscientize e todo o medo ao redor desta doença diminua.
Inúmeras ações acontecem ao redor do mundo ligadas a este dia, aqui no Brasil teremos um evento realizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) no dia 4 de fevereiro abordando o tema: “Somos iguais e diferentes: a importância da equidade no controle do câncer“.
Temos hoje mais de 100 doenças que podem ser classificadas como câncer, todas apresentam em comum um crescimento celular desorganizado que se apoderam de tecido e órgãos, apresentam uma divisão celular rápida e agressiva o que provoca a formação de tumores.
Existem diferentes tipos de câncer e podemos diferenciá-los de acordo com o local no qual iniciam seu crescimento, como exemplo disto temos os carcinomas que tem início em tecidos epiteliais (pele ou mucosas), os sarcomas que iniciam em tecidos conjuntivos (osso, cartilagem ou músculo). Diferenciamos os tipos de câncer também pela velocidade com que as células se multiplicam e a habilidade das mesmas de invadirem tecidos ou órgãos distantes ou próximos a tão temida metástase.
Saiba mais: Qual o exame mais acurado para avaliação de metástase no câncer papilar de tireoide?
Causas externas e internas podem interatuar para que uma doença como o câncer possa ser iniciado, ele não apresenta uma causa única. Cerca de 80 a 90% dos cânceres estão ligados a fatores externos (meio ambiente, hábitos e estilo de vida).
Causas internas de casos de câncer estão associados à maneira como o organismo tem de se proteger das agressões externas. O fator genético é sim um importante fator no desenvolvimento do câncer, porém são raros os casos em que a doença é causada apenas por este fator.
Mensagem final
Nós como profissionais de saúde devemos abraçar está causa e ajudar a população a entender mais sobre está doença que tem prevenção, tratamento e cura. A equidade no tratamento deve ser implementada em todo o mundo e todos os portadores devem ter o direito de receber cuidados justos.
Referências bibliográficas:
- Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dia Mundial do Câncer. 2022. Disponível em: https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-c%C3%A2ncer (Acesso 28/01/2022).
- Union For International Cancer Control (UICC). Dia Mundial do Câncer 4 de Fevereiro. (Acesso 28/01/2022).
- Biblioteca Virtual de Saúde (MS). Juntos, todas as nossas ações são importantes! 04/02 – Dia Mundial do Câncer. (Acesso 28/01/2022).
- Wikipédia. Dia Mundial de Combate ao Câncer. 2021. (Acesso 28/01/2022).