Suplementos Alimentares no Idoso: pontos de atenção

Os idosos são um grupo de atenção quando o assunto é suplementos alimentares. Saiba mais sobre o que levar em consideração na prescrição.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Os idosos são uma das classes que merecem nossa atenção na hora da prescrição de suplementos alimentares. A indicação deve ser feita pelo médico ou nutricionista com base em exames e avaliação física.

A categoria Suplementos Alimentares chegou no Whitebook em novembro do ano passado e é um braço em Produtos Farmacêuticos que promete ajudar os profissionais a conhecer e prescrever esse grupo.

Veja mais: Produtos Farmacêuticos: conheça os novos conteúdos da categoria

Prescrição

Durante o envelhecimento, a digestão e a absorção dos nutrientes se tornam mais difíceis e o paciente precisa suplementar. Na maioria das vezes o idoso apresenta redução do apetite, disfagia, baixo consumo de proteínas, deficiência de cálcio e vitamina D. A escolha do melhor suplemento será determinada pela avaliação de todos esses fatores.

Além disso, deve-se ter atenção às advertências/precauções que constam no rótulo do suplemento. Os produtos que contêm açúcar, por exemplo, devem ser evitados em pacientes diabéticos. Já os idosos que apresentam intolerância à lactose não devem consumir suplementos que contêm lactose.

O profissional prescritor deve estar atento à composição desses produtos para decidir a melhor opção. É importante também que o paciente seja orientado a seguir as instruções de uso, dosagens e horários corretamente para evitar desperdícios, uso inadequado ou possíveis interações.

Onde encontrar Suplementos Alimentares no Whitebook?

E aí, tem outras dúvidas sobre a prescrição no idoso ou em algum outro grupo especial, como lactantes? Comenta aí! 😉

Até a próxima!

Coautora: Geisa Lucho – Chefe da Área de Farmácia

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades