Psiquiatria Infantil: conheça a nova categoria do Whitebook

O Whitebook agora tem a categoria Psiquiatria lnfantil. Conheça os conteúdos que tratam de transtornos mentais em crianças e adolescentes.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

A categoria Psiquiatria Infantil foi criada no Whitebook para apoiar médicos especialistas e generalistas na linha de frente a identificar transtornos mentais em crianças e tomar as ações adequadas para ajudá-las.  

Temas como Agorafobia, Tentativa de Suicídio e Quadros de Psiquiatria em Emergência estão disponíveis em Condutas Pediátricas com todos os processos, desde apresentação clínica a abordagem terapêutica. 

Veja mais: Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)

Para ser psiquiatra da infância e adolescência no Brasil, o profissional deve fazer psiquiatria e depois a subespecialidade na área. Na prática, pediatras de formação têm dificuldade para fazer psiquiatria infantil, muito embora sejam os responsáveis por identificar as patologias e encaminhar ao médico especializado.  

A especialista em Psiquiatria e conteudista do Whitebook, Dra. Paula Benevenuto, ressalta que crianças não são miniadultos e que, por isso, os transtornos mentais nesta fase da vida se manifestam de maneiras características e específicas.

O mutismo seletivo, por exemplo, é um transtorno muito típico da infância. Os transtornos de aprendizagem também, mas quando você diagnostica e atua precocemente, o profissional faz com que a criança tenha um melhor desempenho na escola, com melhora de autoestima e, consequentemente, uma possível carreira no futuro.”

Onde encontrar a nova categoria? Condutas Pediátricas > Psiquiatria

Não identificar e tratar transtornos como a dislexia precocemente, segundo a médica, pode levar a uma falha escolar, a um abandono acadêmico, a baixa autoestima, além de patologias associadas como uso de substâncias e depressão. 

Por isso, uma das funções da nova categoria no aplicativo é ajudar profissionais que encontram esses pacientes a lidar com o que se apresenta e encaminhar para o serviço adequado. É preciso estar atento(a) à presença de transtornos mentais, para encaminhar sempre que possível e até medicar quando necessário, mas sempre direcionando ao especialista.  

“Há muito o que se avançar no estudo de psiquiatria infantil, no Brasil e no mundo. O grande benefício disso é a possibilidade de relações mais saudáveis. Nesse caso, ajudar os pais, ajudar o desenvolvimento das crianças e prevenir o desfecho negativo em vários pacientes, como o uso abusivo de substâncias”, conclui a psiquiatra.

Confira alguns assuntos que já estão disponíveis no app:

A equipe do Whitebook convida você, especialista ou generalista, a conhecer os novos conteúdos de Psiquiatria Infantil. Essa atualização médica é fundamental para ajudar crianças e adolescentes com patologias a terem melhor qualidade de vida e a formar adultos mais saudáveis. 

Continue acompanhando o Blog do Whitebook para não perder nenhuma novidade que chega no aplicativo. 😉 

Até a próxima! 

 Coautora: Paula Benevenuto – Psiquiatria

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.