A categoria Psiquiatria Infantil foi criada no Whitebook para apoiar médicos especialistas e generalistas na linha de frente a identificar transtornos mentais em crianças e tomar as ações adequadas para ajudá-las.
Temas como Agorafobia, Tentativa de Suicídio e Quadros de Psiquiatria em Emergência estão disponíveis em Condutas Pediátricas com todos os processos, desde apresentação clínica a abordagem terapêutica.
Veja mais: Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)
Para ser psiquiatra da infância e adolescência no Brasil, o profissional deve fazer psiquiatria e depois a subespecialidade na área. Na prática, pediatras de formação têm dificuldade para fazer psiquiatria infantil, muito embora sejam os responsáveis por identificar as patologias e encaminhar ao médico especializado.
A especialista em Psiquiatria e conteudista do Whitebook, Dra. Paula Benevenuto, ressalta que crianças não são miniadultos e que, por isso, os transtornos mentais nesta fase da vida se manifestam de maneiras características e específicas.
“O mutismo seletivo, por exemplo, é um transtorno muito típico da infância. Os transtornos de aprendizagem também, mas quando você diagnostica e atua precocemente, o profissional faz com que a criança tenha um melhor desempenho na escola, com melhora de autoestima e, consequentemente, uma possível carreira no futuro.”
Onde encontrar a nova categoria? Condutas Pediátricas > Psiquiatria
Não identificar e tratar transtornos como a dislexia precocemente, segundo a médica, pode levar a uma falha escolar, a um abandono acadêmico, a baixa autoestima, além de patologias associadas como uso de substâncias e depressão.
Por isso, uma das funções da nova categoria no aplicativo é ajudar profissionais que encontram esses pacientes a lidar com o que se apresenta e encaminhar para o serviço adequado. É preciso estar atento(a) à presença de transtornos mentais, para encaminhar sempre que possível e até medicar quando necessário, mas sempre direcionando ao especialista.
“Há muito o que se avançar no estudo de psiquiatria infantil, no Brasil e no mundo. O grande benefício disso é a possibilidade de relações mais saudáveis. Nesse caso, ajudar os pais, ajudar o desenvolvimento das crianças e prevenir o desfecho negativo em vários pacientes, como o uso abusivo de substâncias”, conclui a psiquiatra.
Confira alguns assuntos que já estão disponíveis no app:
A equipe do Whitebook convida você, especialista ou generalista, a conhecer os novos conteúdos de Psiquiatria Infantil. Essa atualização médica é fundamental para ajudar crianças e adolescentes com patologias a terem melhor qualidade de vida e a formar adultos mais saudáveis.
Continue acompanhando o Blog do Whitebook para não perder nenhuma novidade que chega no aplicativo. 😉
Até a próxima!
Coautora: Paula Benevenuto – Psiquiatria