Crianças que dormem regularmente dez ou mais horas por noite tiveram uma transição mais bem-sucedida para o jardim de infância do que colegas com piores padrões de sono, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Pennsylvania State University e publicado no periódico Pediatrics.
O sono e a performance infantil têm sido associados ao sucesso escolar entre crianças mais velhas. Pouco se sabe sobre as ligações longitudinais entre a duração do sono e o ajuste das crianças na transição para o jardim de infância e ao longo do ano letivo. Diante desses dados, o objetivo da pesquisa foi avaliar as ligações longitudinais entre a duração do sono infantil e os desfechos socioemocionais, de aprendizagem, executivos e acadêmicos de crianças em todo o ano do jardim de infância.
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Metodologia
230 famílias foram recrutadas para avaliar três preditores de adaptação ao jardim de infância:
- Quantidade média de sono infantil por período de 24 horas;
- Proporção de períodos de 24 horas por semana em que as crianças dormiram dez ou mais horas;
- Proporção de períodos de sono noturno por semana em que as crianças dormiram dez ou mais horas.
Os pesquisadores analisaram cada um em intervalos de sete dias em níveis de pré-jardim de infância (julho a agosto), jardim de infância inicial (final de setembro), jardim de infância médio (final de novembro) e jardim de infância final (meados a final de abril) enquanto usavam um actinômetro (Spectrum Plus Activewatch) para mensurar a atividade.
Resultados
221 famílias completaram o estudo. Dentre elas, a regularidade do sono noturno em que as crianças dormiam dez ou mais horas por noite apresentou resultados consistentemente mais favoráveis nos domínios citados. A maioria das crianças na amostra do estudo era branca (76,9%), com as demais crianças afro-americanas, asiáticas, > 1 raça ou “outras”. Uma pequena porcentagem de crianças era hispânica (8,6%). As crianças foram divididas igualmente por sexo biológico.
Segundo os pesquisadores, o sono noturno suficiente parece ser mais importante para o ajuste escolar, em oposição à quantidade total de sono ao longo do dia ou à proporção de períodos de 24 horas em que as crianças dormem dez ou mais horas.
Conclusões
Esse estudo mostra que, sem contar as covariáveis socioeconômicas e de saúde, as crianças que obtiveram regularmente mais de dez horas de sono por noite, principalmente antes do início do jardim de infância, fizeram a transição com mais sucesso do que as crianças com padrões de sono menos regulares. Esses efeitos foram onipresentes, estendendo-se aos domínios socioemocionais, de aprendizado e acadêmicos.
A regularidade do sono noturno suficiente pareceu ser mais importante para o ajuste escolar do que a quantidade total de sono ao longo do dia ou a proporção de períodos de 24 horas em que as crianças dormiram dez ou mais horas. Para os cientistas, esses resultados sugerem que as intervenções baseadas na família para estabelecer padrões consistentes de sono noturno suficiente devem começar bem antes (por exemplo, 5-6 meses) do início do jardim de infância.