A estenose hipertrófica de piloro (EHP) é uma condição responsável pelo estreitamento e alongamento do canal pilórico em função da hipertrofia das camadas musculares. No episódio desta semana do podcast do Whitebook, a especialista em Radiologia Pediátrica Dra. Elazir Mota vai falar sobre os exames necessários para o diagnóstico preciso do caso.
Veja mais: Brometo de tiotrópio é eficaz no tratamento da sibilância episódica na infância?
A estenose hipertrófica de piloro é a causa mais comum de vômito de tratamento cirúrgico em recém-nascidos e lactentes, tem prevalência de 2 a 5:1000 em bebês nascidos vivos e é mais frequente no sexo masculino.
Alguns fatores são considerados de risco para quem tem a doença, como tabagismo materno durante a gestação, não aleitamento materno e uso de macrolídeos e Eritromicina antes de duas semanas de vida.
O diagnóstico inclui exames de rotina, gasometria arterial, ionograma e ultrassonografia do abdome. Quer saber mais sobre como analisar o quadro corretamente? Ouça o episódio completo abaixo.
Ouça por outros players:
Conheça o conteúdo “Estenose Hipertrófica de Piloro” no Whitebook. Lá você encontra em detalhes tudo sobre a doença, inclusive orientações para terapia do quadro.
Não esqueça de seguir o Whitebook no Spotify para receber notificações de novos episódios. 😊
Até a próxima!