A cetoacidose diabética é um quadro grave, caracterizado por uma descompensação aguda da glicemia sérica em pacientes portadores de diabetes, associada à acidose metabólica e cetonemia. No Whitebook, o novo Decision Track (fluxograma) sobre o tema apoia o profissional na tomada de decisão a depender de cada caso.
Nem todos os pacientes apresentam quadro prévio de diabetes, a própria cetoacidose pode desencadeá-la. Portanto, a suspeita clínica deve ser sempre alta.
Veja mais: Efeitos a longo prazo da administração pré-natal de sulfato de magnésio em prematuros
Vários fatores precipitantes podem provocar a cetoacidose diabética, como:
- Omissão do uso da insulina ou uso incorreto
- Má adesão à dieta
- Uso de medicamentos hiperglicemiantes, como os corticoides
- Infecções
- Desidratação
- Problemas emocionais e estresse.
Como funciona o fluxograma de cetoacidose diabética?
O Decision Track foi feito de forma a facilitar o profissional em cada decisão que ele tenha que tomar, desde o período do diagnóstico propriamente dito, até todas as etapas envolvidas no tratamento e nos exames laboratoriais e clínicos de seguimento, até que o paciente efetivamente tenha resolvido a cetoacidose.
Dessa forma, o Decision Track está estruturado para fornecer a melhor resposta, dependendo das características do paciente. O profissional deve ir se guiando por cada pergunta, e a partir da sua observação do paciente, o fluxograma interativo vai conseguindo orientar o profissional dentro do fluxo de tratamento da cetoacidose diabética.
De que maneira o fluxograma vai ajudar o profissional de saúde?
O tratamento da cetoacidose diabética é muito protocolado, sendo extremamente importante que se sigam as etapas adequadamente para não ocorrer piora do quadro do paciente, seja por inadequação do tratamento seja por iatrogenia.
O fato de ser muito protocolado acaba dificultando o manejo do paciente, uma vez que são muitas etapas a seguir. O fluxograma facilita o raciocínio clínico do médico, além de permitir que nenhuma etapa seja esquecida, desde a realização dos exames laboratoriais e clínicos, até o tratamento em si.
Onde encontrar?
Você pode encontrar o Decision Track através da home, pela busca ou por outros conteúdos com o link do fluxograma.
Conheça o conteúdo no Whitebook e não perca nenhuma novidade aqui no blog!
Até a próxima! 😀