A infecção urinária por cândida é uma infecção do trato urinário causado pelo gênero de fungos Candida albicans. Você, profissional da saúde, sabe reconhecer este quadro e tratá-lo da maneira correta? Conheça o conteúdo no Whitebook, com abordagem completa, do diagnóstico à terapia.
A presença de leveduras pode representar apenas colonização, mas a evolução para infecção ascendente dos rins, o desenvolvimento de candidemia e uma possível candidúria causada por candidíase são quadros possíveis e que requerem tratamento com antifúngicos.
Leia mais: Como realizar prevenção em saúde? Confira a série completa! [podcast]
Os sintomas mais comuns deste tipo de infecção urinária são:
- Disúria
- Dor abdominal, suprapúbica ou em flancos
- Sinal de Giordano positivo (pielonefrite)
- Febre (pielonefrite)
A infecção urinária por cândida é mais comum em pacientes hospitalizados e tem o curso benigno na maioria das vezes, mas é preciso atenção, pois pielonefrite (infecção invasiva dos rins) não é comum nem de fácil tratamento.
Alguns fatores de risco associados são uso de sonda vesical, terapia antimicrobiana prévia, diabetes, alteração anatômica ou doença do trato urinário, litíase de vias urinárias, idade avançada, ventilação mecânica, entre outros.
Quer saber mais sobre abordagem terapêutica ou diagnósticos diferenciais possíveis para a doença? Conheça o conteúdo Infecção Urinária por Cândida no Whitebook.
Até a próxima!