Conheça a nova calculadora de Critérios de Roma IV

A especialista em Pediatria e conteudista do Whitebook Dolores Silva montou um caso clínico para a nova calculadora de Critérios de Roma IV.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

A calculadora de Critérios de Roma IV chegou ao Whitebook para avaliar a presença de critérios compatíveis com alterações gastrointestinais funcionais. 

A ferramenta pode contribuir para facilitar o diagnóstico de transtornos gastrointestinais funcionais em crianças acima de quatro anos e adolescentes. 

Veja mais: Exposição a agrotóxicos aumenta possibilidade de doenças alérgicas em menores?

Gastroparesia em crianças

Como funciona?

Essa ferramenta é dividida nos diferentes critérios diagnósticos determinantes dos diferentes transtornos gastrointestinais funcionais.  

O usuário pode localizar sua suspeita clínica e avaliar, de acordo com os critérios apresentados, a presença ou ausência de determinado critério em seu paciente, devendo marcar os critérios que se aplicam.  

A calculadora irá fornecer o resultado da avaliação, indicando se o paciente apresenta ou não o transtorno suspeito, de acordo com os critérios diagnósticos. 

Caso clínico para a nova ferramenta

A especialista em Pediatria Dolores Silva compartilhou um caso clínico no qual a calculadora pode ser usada.

– Criança de 6 anos, chega no ambulatório de pediatria geral com queixa de dor abdominal na região periumbilical, de caráter recorrente, com duração de cerca de 6 meses. A dor não apresenta relação com defecação ou alimentação. Apresenta dor cerca de três vezes na semana. Tem ganho de peso e crescimento normais. Não apresenta constipação. Tem investigação laboratorial prévia, realizada em outro serviço, sem alterações.

O médico assistente suspeita de dor abdominal funcional, mas tem dúvida se a criança pode apresentar enxaqueca abdominal ou dispepsia funcional. Assim, para realizar o diagnóstico de dor abdominal funcional e diferenciar o caso de outros tipos de dores abdominais, o médico assistente deve utilizar os critérios de Roma IV, que auxiliam no diagnóstico das condições gastrointestinais funcionais na criança e no adolescente.

A calculadora dos critérios de Roma IV do WB pode ser utilizada para esse fim. Nela, podemos encontrar, de forma clara e fácil, os critérios específicos de cada uma das doenças gastrointestinais funcionais. O médico assistente pode, com auxílio da calculadora, avaliar se seu paciente se enquadra ou não em alguma das síndromes suspeitas, de forma rápida, sem necessidade de precisar decorar todos os critérios diagnósticos desses quadros, que não são poucos.

Como encontrar? 

Pela home em Calculadoras & Escores: é bem lá no final, em Uso Pediátrico

Pela home em Calculadoras Pediátricas 

Pela busca

E aí, o que achou da nova calculadora do Whitebook?

Continue acompanhando o Blog do Whitebook para não perder nenhuma novidade como essa! 😀

Até a próxima!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags