Leia mais:
Leia mais:
Preservação da fertilidade em mulheres submetidas a tratamentos oncológicos
ACC 2021: aspirina na prevenção secundária – qual a melhor dose?
Câncer de mama: saiba detalhes com o especialista [podcast]
Exigência de atestado dificulta vacinação de pacientes oncológicos contra a Covid-19
Câncer de mama supera o pulmão como o tumor mais diagnosticado no mundo

AAS recomendado na prevenção do câncer colorretal

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER5No mês de março, publicamos os resultados de um estudo de coorte com 30 anos de follow-up que demonstrou o benefício do AAS na prevenção do câncer colorretal (leia: AAS diminui risco de câncer). Considerando o resultado deste e de outros estudos, a US Preventive Services Task Force (USPSTF) acaba de publicar suas recomendações finais no Annals of Internal Medicine. Resumimos abaixo as principais recomendações da publicação de 12/04:

  • Pacientes com idade entre 50 e 69 anos com risco cardiovascular em 10 anos maior que 10% e que não apresentem alto risco de sangramento devem considerar tomar aspirina em dose baixa (até 100 mg/dia) para prevenção cardiovascular e de câncer colorretal;
  • Pacientes que estão considerando iniciar o uso de ácido acetilsalicílico devem ter expectativa de vida maior que 10 anos e devem estar dispostos a tomar a medicação em dose baixa (até 100 mg/dia) por pelo menos 10 anos (dado o benefício a longo-prazo de seu uso);
  • A decisão entre tomar ou não tomar é individual e deve considerar os riscos e benefícios, pois esta estratégia, comprovadamente, aumenta o risco de sangramento gastrointestinal e de AVE hemorrágico;
  • O maior benefício é observado no uso continuado pelo resto da vida quando iniciado precocemente (especialmente entre 40 e 59 anos).

O posicionamento da USPSTF torna oficial a recomendação já apontada pelos estudos, e, embora o mecanismo de prevenção de câncer colorretal não seja conhecido, postula-se que deva estar relacionado ao potencial anti-inflamatório do AAS.

500x250banner2

Referências Bibliográficas:

  • Kirsten Bibbins-Domingo, PhD, MD, MAS, on behalf of the U.S. Preventive Services Task Force. Aspirin Use for the Primary Prevention of Cardiovascular Disease and Colorectal Cancer: U.S. Preventive Services Task Force Recommendation StatementAnn Intern Med. Published online 12 April 2016 doi:10.7326/M16-0577;
  • Yin Cao, MPH, ScD et al. Population-wide Impact of Long-term Use of Aspirin and the Risk for Cancer.JAMA Oncol. Published online March 03, 2016. doi:10.1001/jamaoncol.2015.6396.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar