Leia mais:
Leia mais:
Os novos anticoagulantes orais estão sendo mais utilizados que os antagonistas da vitamina K em pacientes com FA?
Quiz: Sífilis adquirida e Sífilis congênita
Whitebook: coombs indireto – o que é e como solicitar?
Diagnóstico de policitemia vera: conceitos importantes
AAP 2021: avaliação de sepse tardia e terapia empírica em prematuros extremos

Alto consumo de chocolate pode reduzir risco de doença cardiovascular e cerebrovascular

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estudo britânico, publicado pela famosa revista Heart, com quase 21000 adultos (EPIC-Norfolk) mostrou que o grupo de maior consumo de chocolate apresentou um risco 11% menor de doença arterial coronariana, 25% menor risco de morte relacionada a doença cardiovascular e 23% menor risco de acidente vascular encefálico em um seguimento de 12 anos.

Como os grupos do estudo foram divididos em várias faixas de consumo de chocolate, encontrou-se também uma relação de dose-efeito, em que o grupo de maior consumo apresentou a maior redução no risco. Outro dado interessante e que pode, na verdade, ter se tornado um viés do estudo é que o grupo de menor consumo de chocolate apresentava maior IMC, maior percentual de diabéticos e maior índice de sedentarismo.

500x250-banner1

Os resultados deste estudo corroboram uma meta-análise com mais de 155000 participantes que encontraram resultados similares, o que reforça um potencial papel do chocolate em diminuir o risco cardiovascular. No entanto, estes resultados ainda carecem de relação de causalidade, o que deve ser o foco de novos estudos.

 

Referências Bibliográficas:

  • Kwok CS, Boekholdt SM, Lentjes MA, et al. Habitual chocolate consumption and risk of cardiovascular disease among healthy men and womenHeart2015; DOI:10.1136/heartjnl-2014-307050
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Entrar | Cadastrar