Neste episódio, o Dr. Gustavo Balbi, especialista em Reumatologia e conteudista do Whitebook, falará um pouco sobre a artrite reumatoide, com atenção especial ao diagnóstico e tratamento. Saiba todos os detalhes no podcast completo.
Doença inflamatória, sistêmica e crônica, de etiologia desconhecida, que acomete primariamente as articulações sinoviais. A incidência é maior no sexo feminino, dos 35 aos 50 anos.
Apesar de diversos fatores genéticos terem sido relacionados ao aumento da incidência e gravidade da artrite reumatoide, importante destacar a relevância de um fato ambiental modificável, que é o tabagismo. Pacientes que fumam que mais possibilidade de desenvolvimento da doença, e isso também se correlaciona a uma doença mais grave.
Leia mais: Artroplastia ou artrodese de punho para pacientes com artrite reumatoide?
Marcadores de Gravidade da Artrite Reumatoide
Os marcadores de gravidade são:
- Alta atividade de doença com limitação funcional;
- Manifestações extra-articulares;
- Provas inflamatórias elevadas (VHS e PCR);
- Altos títulos de FR e ACPA (anti-CCP);
- Presença de erosões ósseas no baseline;
- Polimorfismos genéticos do HLA-DRB1*0401;
- Tabagismo.
Abordagem Diagnóstica
As alterações laboratoriais no sangue e líquido sinovial dos pacientes refletem a presença de inflamação sistêmica e intra-articular e dos aspectos autoimunes da doença. Tais achados incluem líquido sinovial inflamatório, anemia de inflamação, positividade de fator reumatoide e/ou anti-CCP e aumento dos marcadores da fase aguda. A duração dos sintomas deve ser maior que seis semanas.
A lista completa de exames laboratoriais a serem solicitados está disponível no conteúdo completo, conduta de Artrite Reumatoide.
Saiba mais no podcast completo:
Veja alguns conteúdos relacionados no Whitebook!
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Abraços,