Neste episódio, o Dr. João Marcelo Coluna, especialista em ginecologia e obstetrícia, falará sobre o câncer de mama em homens. Geralmente, quando se refere ao câncer de mama, pensa-se primeiramente no caso das mulheres, que é mais prevalente. Entenda sobre o diagnóstico no caso dos homens.
Aproximadamente até 1% dos casos de mama do mundo estão presentes em homens. Em alguns países da África, a incidência é mais comum (6% de todos os cânceres em homens) pela doença hepática endêmica. O câncer de mama é extremamente raro em homens jovens. Acomete homens mais velhos com média de 68 anos (idade mais avançada que a média para câncer de mama feminino).
Apesar de homens e mulheres terem tecido mamário, o câncer de mama em homens apresenta um comportamento muito diferente do feminino, como a parte genética e biológica. É uma doença rara e normalmente o diagnóstico do câncer em homens vai se apresentar quando a doença está avançada. Geralmente, refere-se a um nódulo indolor, com crescimento progressivo em uma das mamas.
Leia mais: Fatores de risco para câncer de mama avançado após 2 anos de mamografia negativa
Quais os exames de rotina? E fatores de risco?
Exames a serem realizados:
- Exames laboratoriais básicos: hemograma, função renal, função hepática, eletrólitos, transaminases, canaliculares e marcador (CA 15-3);
- Tomografias de tórax, abdome e pelve;
- Cintilografia óssea;
- RNM de crânio apenas quando há sintomas que justifiquem.
Para saber mais sobre os fatores de risco, escute o podcast completo.
Veja aqui alguns conteúdos relacionados no Whitebook:
Confira também por outros players:
Não deixe de assinar o canal do Whitebook no Spotify! 😀
Abraços,