Câncer de Vulva: pontos de atenção [podcast]

O câncer de vulva é uma neoplasia rara. No episódio desta semana do podcast do Whitebook, a Dra. Caroline Oliveira vai falar sobre o tema.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

O câncer de vulva é uma neoplasia rara, e tem incidência estimada de 1-2 casos por 100 mil mulheres a cada ano. No episódio desta semana do podcast do Whitebook, a especialista em Ginecologia Dra. Caroline Oliveira vai tratar os pontos de atenção da doença.  

Veja mais: Como é feito o diagnóstico de diabetes na gestação?

A principal queixa de pacientes com neoplasia é o prurido. Outros sintomas como sangramento, dor local e ardência ao urinar também podem estar presentes.

O câncer de vulva tem alta taxa de curabilidade quando o diagnóstico é feito nos estádios iniciais da doença. O tratamento deve ser individualizado, com abordagem multidisciplinar e acompanhamento em centros especializados em oncoginecologia.

Existem dois tipos principais de CEC. Um é mais frequente em mulheres com mais de 50 anos, associado à disfunção epitelial não neoplásica (VNED), e é reconhecido como lesão precursora da neoplasia intraepitelial vulvar (NIV) diferenciada. O outro tem maior incidência em mulheres mais jovens e está associado à infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

O estadiamento do câncer de vulva é cirúrgico. 

Fique atenta(o) a alguns fatores de risco: 

  • Infecções granulomatosas venéreas
  • Tabagismo
  • Infecção pelo papilomavírus humano (HPV)
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Diabetes

Ouça o episódio completo abaixo para conhecer aspectos fundamentais no diagnóstico e manejo da doença.

 

Aproveite também para visitar o conteúdo Câncer de Vulva no Whitebook. Lá, você encontra a abordagem completa dessa neoplasia, desde os tipos histológicos até os detalhes da conduta de estadiamento para cada caso. 😀

Até a próxima!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.