Casos de gripe aviária confirmados crescem no Sudeste e acendem alerta no Brasil

Governo federal decretou emergência zoossanitária nesta semana por causa do aumento dos casos confirmados de H5N1 em humanos em países vizinhos.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o segundo caso de ave silvestre com H5N1, a gripe aviária. O pássaro foi recolhido na praia de Tamoios, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Segundo a secretaria, o Trinta reis de bando foi encontrado por profissionais em gestão ambiental que notificaram o registro veterinário oficial, após a coleta da amostra, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária fez a análise e constatou se tratar de gripe aviária. No estado do Rio de Janeiro não há registro de transmissão da gripe em seres humanos.

Emergência zoossanitária devido à Gripe Aviária

Na segunda-feira(22), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 – em aves silvestres no Brasil. Válido por 180 dias, o estado de emergência visa  evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, bem como preservar a fauna e a saúde humana. 

Segundo o Ministro “A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”.

Até o momento, são nove casos confirmados em aves silvestres, sendo sete no estado do Espírito Santo (três ainda aguardando o sequenciamento), nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares e Itapemirim, e um dois no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra e agora Cabo Frio. As aves são das espécies Thalasseus acuflavidus (trinta-réis de bando), Sula leucogaster (atobá-pardo) e Thalasseus maximus (trinta-réis real).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades