Choque hemorrágico na criança politraumatizada

O choque hemorrágico em crianças com politrauma pode ser um grande desafio na emergência. Você está preparado(a)? Confira no clinical drops!

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

Hemorragia é a principal causa de morte pediátrica por trauma mundialmente. O tratamento do choque hemorrágico demanda reposição volêmica com cristaloides e hemocomponentes. 

Você sabe o que os estudos vêm demonstrando sobre tais estratégias e taxa de sobrevivência? Confira no Clinical DropsComo tratar choque hemorrágico na criança politraumatizada”. 

Veja mais: Quando pensar em traumatismo por abuso em crianças? (caso clínico)

O atendimento inicial ao politrauma em pacientes graves deve priorizar a estabilização da potencial causa de morte imediata. Os pacientes, então, são avaliados através do modelo ABCDE, com observância da perviedade das vias aéreas, da função respiratória, cardíaca e neurológica.  

Naturalmente, isso inclui os sinais vitais e a saturação de oxigênio por oximetria de pulso. 

Conheça outros vídeos de emergência pediátrica no Whitebook:  

Aproveite para seguir o Whitebook nas redes sociais e continue acompanhando o blog para não perder nada de novo que acontece no maior app de saúde do Brasil! 😉 

Até a próxima. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades