Clinical Drops: 3 vídeos de Dermatologia que chegaram em outubro

Neste post, conheça três vídeos que entraram na categoria de dermatologia do Clinical Drops no Whitebook neste mês de outubro.

Este conteúdo foi desenvolvido por médicos, com objetivo de orientar médicos, estudantes de medicina e profissionais de saúde em seu dia a dia profissional. Ele não deve ser utilizado por pessoas que não estejam nestes grupos citados, bem como suas condutas servem como orientações para tomadas de decisão por escolha médica.

Para saber mais, recomendamos a leitura dos termos de uso dos nossos produtos.

No mês de outubro, a categoria Dermatologia ganhou três vídeos no Whitebook. Os Clinical Drops são pílulas para ajudar na tomada de decisão médica a partir de diretrizes atualizadas. Conheça! 

Veja mais: Atlas de Dermatologia recebe oito conteúdos esta semana; veja lista

1. Uso profilático de Lisina funciona para reduzir a recorrência do herpes simples?

O quadro de herpes simples, doença causada pelo herpes vírus tipo 1 e 2, é caracterizado por suas típicas alterações cutâneas, grande capacidade de contágio e importante padrão de recorrência clínica, podendo afetar a qualidade de vida do paciente. 

Estudos questionam o papel profilático na recorrência do quadro com a suplementação de Lisina, aminoácido com papel de inibição de síntese viral, embora dose ideal e reais benefícios ainda estejam incertos. 

Existem evidências suficientes para o uso profilático de Lisina? Confira no vídeo.  

2. Escabiose: quais são as medidas gerais para o sucesso do tratamento?

A Escabiose, patologia causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, possui como marca principal o prurido cutâneo e o surgimento de lesões dermatológicas, assim como sua grande transmissibilidade. A transmissão está relacionada com contato físico direto e prolongado e o risco de reinfestação também é significativo, o que demanda cuidados minuciosos para que ocorra cura efetiva e menor chance de recorrência. 

Você sabe quais são as medidas gerais para o sucesso do tratamento? Veja mais em nosso vídeo. 

3. Herpes-zóster e Covid-19: existe alguma relação?

O Herpes-zóster, reativação do vírus Varicella-zoster latente, gera clássicas lesões vesiculares com acometimento pelos dermátomos corporais, além de contexto álgico significativo. 

Durante a pandemia de COVID-19, foi percebido significativo aumento de sua incidência na população, ocorrendo muitas das vezes em pacientes infectados pelo COVID e até mesmo após a vacinação. Algumas explicações como o desbalanço imunológico e linfopenia transitória são pontuadas, porém ainda são necessárias mais evidências.  

Será que existe alguma relação entre Herpes-zóster e Covid-19? Veja mais no clinical drops. 

E aí, o que achou desses novos clinical drops? Continue no Blog do Whitebook para conhecer mais novidades da maior plataforma médica do Brasil! 

Até a próxima!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.