Fique por dentro dos cinco novos conteúdos do Clinical Drops que chegaram no Whitebook na categoria de neurologia e como eles podem te ajudar na prática médica! Confira!
Atividades de lazer estão associadas a menor risco de demência?
Não é segredo para ninguém que a demência é um problema de saúde muito prevalente. Com um aumento da expectativa de vida e com um aumento dos recursos de diagnóstico, as pessoas com demência deverão atingir aproximadamente mais de 150 milhões por volta de 2050. E, nesse contexto, a doença de Alzheimer e a demência vascular merecem destaque, porque são os dois tipos mais prevalentes. Saiba mais neste Clinical Drops!
Cirurgia bariátrica aumenta o risco dos pacientes desenvolverem epilepsia?
As taxas de obesidade aumentaram em todo o mundo e consequentemente muitos pacientes em conjunto com o médico assistente, nesse contexto, optam pela cirurgia bariátrica. Um estudo prévio descreveu um risco de epilepsia elevado após cirurgia bariátrica. Porém, essa associação não foi estudada. Os pesquisadores desse estudo buscaram estimar o risco de desenvolver epilepsia em pacientes após cirurgia bariátrica para perda de peso em comparação com pacientes diagnosticados com obesidade e que não fizeram o procedimento. Fique por dentro dessa associação com o conteúdo disponível no Whitebook!
Uso de BRA e doença de Parkinson: qual a relação?
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum após a doença de Alzheimer. Ela é caracterizada por sintomas motores e não motores. Apesar da variedade de medicamentos, ainda não foi descoberta uma terapia de modificação dessa doença. Estudos recentes observaram a existência de um sistema renina-angiotensina (SRA) cerebral com os mesmos componentes dos sistema clássico e esse sistema pode ser crucial no processo de perda de neurônios dopaminérgicos da DP. Acesse o conteúdo disponível no Whitebook para saber mais!
Qual o cuidado necessário com o prognóstico de pacientes após hemorragia intracerebral espontânea?
Cuidado ao prognosticar pacientes com pós-hemorragia intracerebral (HIC) espontâneo. A HIC é a segunda causa mais comum de acidente vascular cerebral (AVC), e, consequentemente, é capaz de gerar impactos funcionais e na qualidade de vida desses pacientes. Normalmente, utilizamos ferramentas para mensurar esse impacto funcional. A mais comumente utilizada na prática clínica é a Escala de Rankin modificada (mRS). Confira a íntegra do conteúdo neste drops!
A pressão arterial é uma nova abordagem para a prevenção da epilepsia?
Um estudo analisou a associação entre o uso de terapias anti-hipertensivas específicas e epilepsia, em uma grande coorte de pacientes com hipertensão, na Alemanha. E a terapia com bloqueadores de receptores de angiotensina (BRA), merecendo destaque a Losartana, foi associada à uma diminuição na incidência de epilepsia quando comparada com outras classes de medicações anti-hipertensivas. Conheça os detalhes neste Drops!