Conheça agora mesmo os quatro novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de neurologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!
Qual a novidade no tratamento da enxaqueca aguda?
O Zavegepant é a primeira formulação intra nasal dos antagonistas do receptor relacionado ao gene da calcitonina para o tratamento da enxaqueca aguda, e segundo o estudo proporcionou um alívio de dor em 15 minutos e um efeito sustentado por até 48 horas. Isso pelos dados do estudo fase 3 duplo cego, randomizado, controlado por placebo publicado na Lancet Neurology. Com essa evidência, benefício sustentado e boa tolerabilidade, trata-se de um método alternativo interessante no tratamento da enxaqueca aguda. Saiba mais neste Drops!
Tratamentos para infertilidade interferem nas taxas de surtos em pacientes com EM?
Entender o impacto do tratamento para infertilidade na atividade de doença em pacientes com esclerose múltipla é uma meta importante para nós neurologistas para que a gente possa orientar os nossos pacientes em idade reprodutiva que desejam engravidar. Até porque você sabe que a EM acomete principalmente adultos jovens e mulheres em idade reprodutiva. Esse estudo é retrospectivo e os autores utilizaram 124 ciclos de tratamento para infertilidade em 65 mulheres com esclerose múltipla, 56 com a doença já definida e 9 com a síndrome clinicamente isolada. Confira à íntegra com o conteúdo disponível Whitebook!
Quais as vantagens e desvantagens da ablação por USG na doença de Parkinson?
A ablação por ultrassom (FUSA) unilateral do globo pálido em pacientes com doença de Parkinson mostrou-se mais eficaz quando comparado com outros procedimentos similares para melhorar scores de incapacidade e de discinesia, após três meses do procedimento foi o que mostrou o estudo da New England. O desfecho primário desse estudo foi melhorar comprometimento motor e melhorar discinesia. Agora, esse procedimento que trata de uma lesão irreversível no globo pálido trouxe efeitos neurológicos adversos como disartria, distúrbios visuais, distúrbios de marcha, alteração de paladar e um número substancial de pacientes desse estudo não teve uma resposta duradoura. Fique por dentro dos detalhes neste Clinical Drops!
Qual a eficácia dos bloqueios do nervo occipital para enxaqueca crônica?
A enxaqueca crônica é um distúrbio altamente incapacitante e quem impõe custos econômicos diretos e indiretos substanciais aos pacientes e muitas das vezes coexiste com o uso excessivo de medicamentos para enxaqueca aguda. O que torna o tratamento muito desafiador para o médico. Atualmente, nós temos toxina botulínica e os anticorpos monoclonais direcionados ao receptor do gene da calcitonina. São os únicos tratamentos aprovados para sua prevenção, nós precisamos de tratamentos mais acessíveis porque esses tratamentos são tratamentos realmente bem mais caros precisamos de tratamento com baixo custo. Assista ao vídeo!