Fique por dentro dos três novos conteúdos do Clinical Drops que chegaram no Whitebook na categoria de pediatria e como eles podem te ajudar na prática médica! Confira!
Manejo inicial das cardiopatias congênitas cianóticas nos recém-nascidos: qual medicação usar?
A cardiopatia congênita cianótica inclui lesões que permitem a circulação de sangue desoxigenado na circulação sistêmica via shunt intracardíaco ou extracardíaco. Muitos defeitos cardíacos congênitos cianóticos dependem de uma persistência do canal arterial para fornecer o fluxo sanguíneo pulmonar ou sistêmico ou para permitir a mistura adequada entre as circulações paralelas. Saiba mais neste Drops!
Quais os melhores medicamentos no tratamento da IC na pediatria?
A insuficiência cardíaca resulta de distúrbios cardíacos estruturais ou funcionais que prejudicam a capacidade dos ventrículos de se encher e ejetar sangue. A apresentação é diversa devido às inúmeras etiologias cardíacas possíveis. Os objetivos terapêuticos para as crianças com IC são: aliviar os sintomas, diminuir a morbidade , retardar a progressão da IC, melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes. Confira os detalhes no conteúdo disponível no Whitebook.
Qual o manejo inicial da crise de hipóxia?
A tetralogia de Fallot possui as seguintes características: obstrução da via de saída do ventrículo direito, comunicação interventricular dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo direito.Crises e hipoxêmicas são comuns em crianças entre 6 meses e 2 anos caracterizam-se por pior significativa da cianose seguida de perda de consciência ou sono, podendo durar de poucos minutos a horas sendo mais comum a duração de 15 a 60 minutos. Fique por dentro com este vídeo Clinical Drops!