Fique por dentro dos três novos conteúdos do Clinical Drops sobre a asma que chegaram no Whitebook na categoria de pneumologia e como eles podem te ajudar na prática médica! Confira!
A asma é uma doença inflamatória que está sujeita a períodos de exacerbação. A crise pode ocorrer devido à exposição a fatores desencadeantes, como alérgenos, vírus, bactérias, partículas nocivas como fumaças. Após a exposição, acontece uma aumento da produção de ocitocinas que geram uma broncoconstrição e um aumento da produção de muco. Diante de uma exacerbação é fundamental que se tenha um broncodilatador de ação rápida que consiga reduzida a broncoconstrição. Saiba mais neste Clinical Drops!
Sabe qual é a melhor opção na crise de asma: nebulização ou fazer aerossol?
A crise de asma é uma exacerbação aguda da doença decorrente da exposição ambiental ou mesmo da má adesão terapêutica. Isso gera broncoespasmo, aumento da produção de muco, pelos brônquios e bronquíolos levando ao aumento da resistência das vias aéreas, hiperinsuflação pulmonar e um aumento do trabalho respiratório. Fique por dentro dessa condição com o conteúdo disponível no Whitebook!
Quando indicar imunobiológico na asma?
A asma é uma doença inflamatória caracterizada por mais de um mecanismo fisiopatológico subjacente. Nos últimos anos, muito se desenvolveu na área de compreensão das diversas vias inflamatórias por trás da asma e com isso a gente conseguiu desenvolver medicamentos como os imunobiológicos que bloqueiam essas vias de inflamação. Fato é que existe mais de um tipo de asma. A asma pode ser, por exemplo, predominantemente alérgica, pode ser predominantemente eosinofílica ou paucigranulocítica ou até mesmo neutrofílica. Confira a íntegra do conteúdo neste drops!