As doenças infectocontagiosas podem ser um desafio na prática médica, em especial na pediatria. Por isso, trouxemos um top 3 de vídeos na categoria Clinical Drops com temas importantes e comuns que merecem atenção especial e atualização permanente. Confira!
Veja mais: Como manejar as assincronias paciente-ventilador? (caso clínico)
A crupe é uma síndrome clínica que se caracteriza por obstrução da via aérea alta, com sintomas de rouquidão, tosse ladrante e estridor. Pode levar a graus variados de insuficiência respiratória, inclusive com necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica. Um dos pilares do tratamento da crupe é o uso de corticoides. Existe algum esquema de corticoide com maior benefício?
Confira no vídeo.
A doença mão-pé-boca é extremamente comum na pediatria e, na maioria dos casos, se apresenta como doença leve e autolimitada. Seu tratamento é baseado no uso de sintomáticos e analgésicos, além da hidratação adequada do paciente.
Apesar disso, alguns casos da doença mão-pé-boca podem ter uma evolução grave, com encefalite e edema pulmonar, além de morte do paciente, e devem ser prontamente reconhecidos pela equipe de saúde para o tratamento adequado.
Você sabe quais são os fatores de risco dessa doença? Veja mais em nosso vídeo.
O tratamento da escabiose em crianças geralmente é realizado com a Ivermectina oral ou com a loção de Permetrina 5%.
Em crianças menores que 5 anos ou menores que 15 kg, a Ivermectina oral habitualmente não é utilizada, pelo risco potencial de neurotoxicidade da medicação nessa faixa etária. Qual conduta traçar nesses pacientes?
E nas crianças acima de 5 anos ou acima de 15 kg, qual medicamento apresenta melhores resultados no tratamento da escabiose pediátrica? Veja as respostas no clinical drops.
Onde encontrar? Clinical Drops > Pediatria
Aproveite também para conferir todos os vídeos da categoria Clinical Drops no Whitebook. Nossos médicos abordam novas diretrizes, condutas e estudos recentes para manter você, profissional da saúde, sempre atualizado(a). 😉
Até a próxima!
*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED